Parcerias entre ferrovias e startups vêm dando frutos

Não é de
hoje que as ferrovias de carga têm se aproximado de startups para a busca de
soluções criativas e inovadoras, que reduzem custos e otimizam processos. O
fato é que essas parcerias já vêm dando frutos. A Rumo, por exemplo, acabou de
anunciar junto com a 4vants, de Curitiba (PR), testes para o uso de software de
inteligência artificial na inspeção de trilhos e de faixa de domínio. Já a VLI
aposta suas fichas no programa Inova VLI, para estar em contato direto com
empresas de tecnologia.

Nos chamados
testes de aero inspeção feitos pela Rumo com a startup, uma locomotiva
percorreu um trecho de 55 km entre a Serra do Mar (PR) e a Serra de Santos (SP)
com uma câmera acoplada, cujo sistema gerou um banco de imagens capaz de
detectar a localização, a quantidade e o tipo de possíveis anomalias na via. A
tecnologia permite identificar situações recorrentes na operação ferroviária,
como bolsões, excessos de lastros, vegetações nos trilhos e invasões. A
operadora e a startup elaboraram uma POC (Prova de Conceito) – um teste junto
com a concessionária para que seja estabelecido um contrato.

“A câmera na
locomotiva vai filmando as áreas que estão à sua frente. Desenvolvemos um
algoritmo de inteligência artificial que fica instalado em um servidor dentro
da locomotiva e que faz o processamento interno destas imagens”, explica o
fundador e CEO da 4vants Michel Sehn.

Sehn diz que
o sistema possui como vantagens a velocidade e a detecção em tempo real.
“Enquanto uma equipe de quatro rondantes faz em média 80 km/semana, a
quantidade de captura no nosso sistema depende exclusivamente da locomotiva, ou
seja, pode ser de 300km, 400 km/semana”, exemplifica.

Em nota, o
diretor de Tecnologia da Rumo, Rubio Potzmann, afirma que as provas de conceito
são elaboradas para testar e encontrar soluções rápidas de baixa e média
complexidade que contribuam para a segurança da operação. “Neste processo, as
startups cumprem papel essencial com o dinamismo e a disposição em propor algo
totalmente diferente do que foi tentado até então”, explica.

A parceria
entre as empresas foi negociada no Distrito Spark CWB, espaço de inovação em
Curitiba liderado pela Rumo e outras companhias brasileiras, que incentiva a
troca de experiências com startups, especialistas e instituições de ensino e
pesquisa.

Após os
testes nas provas de conceito, a próxima fase do projeto consiste em estudar
novas aplicações da tecnologia para ela que possa ser integrada em toda a
operação, explorando o potencial de análise computacional a partir das imagens
capturadas por drones e câmeras fixas.

O CEO da
4vants disse que a empresa vem estreitando laços com o setor ferroviário. Este
ano, participou do programa Inova VLI, que seleciona startups interessadas em
criar soluções para as principais áreas da operadora, e também já iniciou
contato com a MRS. “Estamos prospectando outras concessionárias”.

A startup
produz ainda inspeções realizadas por meio de drones. “Para nós, o que
interessa é a imagem que estamos recebendo e não o sistema de captura. O
sistema é o mesmo, tanto para o drone como para a câmera acoplada”.

 

VLI

A VLI vem
investindo na aproximação com startups. No fim de julho, a operadora aprimorou
o site do programa Inova VLI (www.inovavli.com.br). Por meio do portal, os
usuários podem navegar por Eventos (divulgação de encontros, workshops e
palestras abertas ao público externo), Desafios (divulgação dos
programas/desafios abertos e inscrição das startups) e Blog (divulgação de
notícias).

“Queremos
manter um canal aberto com organizações, startups, empreendedores que também
estão pensando em soluções inovadoras para negócios. Entendemos que essa
conexão é capaz de potencializar os resultados de cada um”, destaca Daniel
Novo, gerente geral de Transformação Digital e Inovação.

No início de
outubro, a VLI abriu inscrições para uma maratona de criação de soluções para
problemas previamente definidos, também conhecida como hackathon. As inscrições
são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 por meio do site
www.hackatonvli.com.br. O anúncio dos selecionados vai acontecer no dia 5 de
novembro.

O desafio
está relacionado à gestão das informações e indicadores que a VLI coleta ao
longo de quase 8 mil km de ferrovias. As soluções vão utilizar a amostra de
dados fornecida durante a competição e devem ser desenvolvidas utilizando a
nuvem da Microsoft Azure.

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