O futuro
sistema de Veículo Leve sobre Trilhos VLT de Sorocaba deverá utilizar os
trilhos de trens cargueiros. Nesta semana foi assinado um COE – Contrato
Operacional Especifico entre o município e a Rumo Malha Oeste, possibilitando o
compartilhamento da via.
“O VLT no
Brasil já existe. O compartilhamento de trens de passageiros com carga também.
Esse compartilhamento do VLT com carga é o primeiro!”, declarou o diretor da
Rumo, Guilherme Penin.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ao menos
cinco empresas demonstraram interesse no edital de chamamento público PMI
(Procedimento de Manifestação de Interesse) para a elaboração de estudo,
operação e manutenção do meio de transporte, assim como a reurbanização da
faixa viária e entornos: As empresas PowerChina Brasil Construtora Ltda,
Benvenuto Engenharia S/S Ltda e Systra Engenharia e Consultoria Ltda, Pavan
Engenharia e Participações e Steer Davies & Gleave do Brasil e 23 Sul
Arquitetura e Consórcio VLT Quanta – Engevix. Os próximos passos será a
publicação do termo de autorização para o início dos estudos.
Metrô Leve
O VLT será
mais próximo de um Metrô Leve, chegando a velocidade de 70 km/h, e capacidade
de transportar de 250 a 350 passageiros, ligando a região próxima de George
Oeterer, em Iperó, até o bairro Brigadeiro Tobias, passando pelo centro.
Os veículos
serão elétricos e com ar condicionado, podendo ter até sete carros. As
plataformas de embarque ou desembarque terão 45 metros ou 35 metros.
Seja o primeiro a comentar