O governo do
estado da Bahia, por meio da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), publicou
no Diário Oficial do Estado (DOE), no último sábado (10), o aviso de licitação
para a extensão da Linha 1 do metrô de Salvador até a região de
Cajazeiras/Águas Claras, através do chamado Tramo 3.
O trecho a
ser licitado parte de Pirajá, tem cerca de cinco quilômetros e prevê a
construção de duas estações: Campinas, localizada nas imediações de Campinas de
Pirajá e da Brasilgás; e Águas Claras/Cajazeiras. Também estão previstas obras
de melhorias nas adjacências. O edital para participação na licitação estará
disponível no site da CTB a partir de amanhã (13), na sede do órgão. A previsão
é que o vencedor da licitação seja conhecido no dia 14 de dezembro, em sessão pública
realizada na CTB.
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O Metrô de
Salvador é operado pela CCR Metrô Bahia, que foi responsável, por meio de uma
PPP com o governo do estado, pela construção das linhas 1 e 2 do sistema.
Porém, pelo contrato, a construção das duas estações (Campinas e Águas
Claras/Cajazeiro) é de responsabilidade direta apenas do governo estadual. A
fase final do projeto, de implantação dos sistemas operacionais, ficará a cargo
da concessionária.
“É mais uma
etapa do plano de mobilidade que o estado da Bahia tem para a região
metropolitana de Salvador”, disse o presidente da CTB, Eduardo Copello.
Trata-se, completa ele, de uma iniciativa já prevista que vai ampliar o
atendimento de uma região “bastante populosa” [a estimativa é que sejam
beneficiadas entre 500 e 600 mil pessoas].
As obras, com
duração prevista de 30 meses, serão financiadas pelo programa Pró-Transporte
FGTS, da Caixa Econômica Federal/ Ministério das Cidades, e também por meio de
uma contrapartida do estado. “O Pró-Transporte é um contrato de financiamento
direto, realizado em 2016, no valor de R$ 737 milhões que ainda está vigente. A
contrapartida é no valor de R$ 49,6 milhões”, diz Copello.
Composto por
duas linhas e com extensão de quase 33 quilômetros, o sistema metroviário de
Salvador e Lauro de Freitas (esta estação está no papel ainda) transporta
diariamente 350 mil passageiros. Com as extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o
Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas, o sistema chegará a 42
quilômetros. O metrô baiano é o terceiro em extensão no país (atrás de São
Paulo e do Rio de Janeiro).
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