Obra vai triplicar capacidade de exportação do Porto de Paranaguá

Em apenas
três meses de execução, a obra que vai triplicar a capacidade de movimentação
de grãos do Porto de Paranaguá, passando dos atuais 2 milhões de toneladas de
grãos para 6,5 milhões de toneladas – está avançando e sem atrasos.

A
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) destinou recursos
próprios que somam R$ 177,5 milhões para a ampliação e modernização dos berços
201 e 202.

Já foram
concluídas as etapas de sondagem e verificação do solo e está em andamento a
execução das estacas de ampliação e reforço do cais e das estacas dos pórticos.

O contrato
também prevê a instalação de dois carregadores de navios de 2 mil
toneladas/hora – hoje operando com 1000 toneladas/hora e 1.500 toneladas/hora-,
instalação de passarela de pedestres, troca de defensas, espaçadores metálicos,
a instalação de novo dolfim (coluna) de amarração de navios e das correias
transportadoras de grãos e açúcar que estão sendo fabricados.

O
prolongamento em 100 metros do berço 201, no extremo oeste do Porto, permitirá
a atracação de navios de grande porte no local. A previsão de término de
entrega da obra é para 13 de março de 2020.

FISCALIZAÇÃO
– De acordo com o presidente da Appa, Lourenço Fregonese, atualmente o contrato
está dentro do prazo e sem atrasos. “Temos uma equipe de fiscalização
permanente acompanhando a obra, para garantir o cumprimento dos prazos e a
qualidade dos serviços contratados. Além disso, os engenheiros da Appa
verificam na fábrica os equipamentos que serão instalados neste projeto do
Porto de Paranaguá”, afirmou.

Paralelamente
ao setor de engenharia, a equipe da Diretoria e Meio Ambiente fiscaliza o
cumprimento das condicionantes exigidas pelo órgão ambiental no licenciamento
da obra.

O diretor de Operação
do Porto de Paranaguá, Luiz Teixeira da Silva Junior, que atua na Appa há 42
anos, conta que as obras de ampliação e melhorias do cais oeste respondem a um
desejo antigo da comunidade portuária. “É uma grande conquista para o Porto.
São 28 anos de espera por esta obra que, desde 1990, já teve três versões do
projeto elaborado”, diz Teixeira.?

BENEFÍCIOS –
As mudanças trarão mais agilidade nas operações do Porto e a possibilidade de
atracação de navios maiores e mais pesados, de até 80 mil toneladas de porte
bruto (TPB).?? A obra também dará um fôlego extra ao setor leste do Porto de
Paranaguá, que está sobrecarregado e não pode mais ser ampliado.

Segundo
projeto apresentado pela Appa, o setor leste já vem trabalhando com demanda
reprimida, principalmente em relação a graneis sólidos vegetais, e está próximo
ao seu limite logístico e operacional.

Com a
ampliação do cais oeste, a movimentação de cargas será triplicada,
descongestionando o setor leste, e abrindo novas alternativas de escoamento
para o agronegócio do Paraná.


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