O presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, reafirmou no último sábado, 16 de fevereiro de 2019, que a estação Campo Belo da linha 5 Lilás deve ser inaugurada em abril.
De acordo com estimativas da Companhia do Metrô, 95% das obras estão concluídos.
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Na manhã deste sábado, a empresa recebeu portais especializados em mobilidade, dentre os quais o Diário do Transporte, para apresentar o andamento dos trabalhos.
“Inicialmente esperamos em torno de 50 mil passageiros por dia nesta estação. Mas podemos chegar a 75 mil, 85 mil daqui a alguns anos” – disse Silvani.
Uma das estimativas para ampliação na demanda é quando estiver em funcionamento a conexão com a linha 17-Ouro do monotrilho, que enfrenta problemas no andamento das obras.
Silvani disse que no próximo mês deve ser lançada uma licitação para o restante das intervenções, caso o consórcio responsável pela implantação da linha não sinalize o retorno aos trabalhos.
“Sobre a linha 17, estamos tomando algumas decisões para que seja retomada de forma segura. Existe um consórcio que está cuidando de todo o processo de construção de via, material rodante [trens], sinalização e que não está conseguindo executar o que foi pactuado. A decisão já é, caso o consórcio não solucionar nos próximos dez dias, abrir um processo de licitação daquilo que falta até o final do mês de março. Tem um edital para a contratação de todos os serviços e agilizar a entrega da linha 17” – disse Silvani.
O responsável pela implantação da linha 17 é o consórcio Monotrilho Integração, formado pelas empresas CR Almeida, Andrade Gutierrez, Scomi e MPE.
A empresa Scomi, que deveria fornecer os trens e equipamentos, alega dificuldades financeiras e anunciou que não deve continuar no projeto.
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