33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

MetrôRio é multado em mais de R$ 10 milhões por falta de investimentos previstos

A Agetransp, agência que fiscaliza as concessões dos serviços de transportes no Estado do Rio de Janeiro desde 2005, multou a empresa Metrô Rio em R$ 10,6 milhões. A justificativa para a cobrança foi a falta de investimentos previstos na renovação do contrato de concessão. Essa é a maior multa aplicada na história da agência.


“A Agetransp identificou que a concessionária, que o Metrô Rio, não cumpriu o cronograma de investimentos no prazo necessário. E isso no nosso entendimento traria uma série de desconfortos que não trariam nada para os usuários”, comentou Murilo Leal, presidente da Agetransp.
O contrato de concessão dos serviços do metro foi renovado em 2007, com duração até 2038. No documento, estavam previstos 44 itens para a melhoria do sistema, como a modernização de escadas rolantes, ar-condicionado, sonorização das estações e a própria conclusão da estação Cidade Nova.


Segundo a agência reguladora, existia um calendário para a execução dessas obras. Dos 44 itens previstos, só 14 foram cumpridos no prazo. Todos os outros pontos atrasaram.


Dois itens ainda não foram concluídos. São eles: o sistema contra incêndios; e uma linha auxiliar para estacionar os trens e não interromper as viagens quando uma composição tiver problemas.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

O Metrô Rio tem agora 30 dias para terminar os investimentos ou pode enfrentar um novo processo.


A empresa também foi multada por falta de conservação e manutenção de quinze passarelas de acesso às estações da linha dois, incluindo quatro que são compartilhadas com a supervia, como no Maracanã.


De acordo com a Agetransp, a responsabilidade é compartilhada entre as duas concessionárias. A agência também decidiu que vai ampliar a fiscalização.


“Além das estações da linha 2 que foram aferidas, vamos também aferir as estações das linhas 1, 4 e também todas as estações da supervia, além das estações das barcas, que é nossa atribuição”, disse Murilo Leal.


O que diz o metrô


O MetrôRio esclarece que as ações de investimento previstas no contrato de concessão foram executadas e entregues pela empresa entre os anos de 2008 e 2017. “Estas ações, definidas em 2007, previam um cronograma preliminar, que foi ajustado e comunicado, na época, ao poder concedente. A decisão da sessão regulatória da Agetransp ainda não foi publicada e, quando ocorrer, o MetrôRio vai analisar e tomar as medidas cabíveis”, diz a nota.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/05/29/metro-rio-e-multado-em-mais-de-r-10-milhoes-por-falta-de-investimentos-previstos.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*