Remanejamento de trens entre linhas da CPTM gera aditivo em contrato de manutenção

Um remanejamento de trens entre linhas da CPTM não se restringe apenas em trocar de modelos de composição nos trajetos.

Em alguns casos, é necessário alterar também contratos com fornecedores de equipamentos, peças e serviços.

É o que ocorreu com os trens da série 8000, cujo contrato com a concessionária CTrens – Companhia de Manutenção previa prestação de serviços de manutenção preventiva, corretiva, revisão geral e modernização da frota apenas para a linha 8-Diamante (Júlio Prestes Amador Bueno).

As composições também são usadas na linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), o que obrigou a mudança do contrato.

Data: 05/07/19 – Finalidade: Consignar que os trens da Série 8000 também poderão ser utilizados, a critério da contratante e dentro dos seguintes limites de utilização estabelecidos, na Linha 9-Esmeralda

O contrato traz cronogramas para a manutenção da quantidade de trens:

– até 31/12/21: 12 trens

– de 01/01/22 até 31/12/23: 9 trens

– de 01/01/24 até 30/06/25: 6 trens

– de 01/07/25 até o final do período do contrato: 2 trens; alteração

O aditamento ainda estipula que a CPTM e a CTrens formulem um procedimento técnico e operacional para o uso do modelo de trem nas duas linhas.

Procedimento Técnico-Operacional para utilização dos trens da Série 8000 nas linhas 8 e 9 da CPTM” no prazo de até 10 dias da assinatura deste Termo de Aditamento, o qual deverá abordar todas as  condições a serem respeitadas pelas partes na alocação da frota para cada linha. O “Procedimento
Técnico-Operacional para utilização dos trens da Série 8000 nas linhas 8 e 9 da CPTM” integrará o Termo de Aditamento e constituirá obrigação entre as partes – Parecer GRJ nº 599 de 27/06/19.

O termo, tornado público nesta sexta-feira, 12 de julho de 2019, é de 05 de julho, dois dias depois do anúncio do governador João Doria e do secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciarem a modernização da linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande das Serra), que recebeu nesta semana composições da série 7000 (2009/2010), que também estavam presentes na Linha 9.

O aditamento não traz valores.

Os trens da série 8000 foram fabricados pela CAF entre os anos de 2011 e 2012, com início de operação em 2012, segundo o site da CPTM.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/12/remanejamento-de-trens-entre-linhas-da-cptm-gera-aditivo-em-contrato-de-manutencao/

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