Um remanejamento de trens entre linhas da CPTM não se restringe apenas em trocar de modelos de composição nos trajetos.
Em alguns casos, é necessário alterar também contratos com fornecedores de equipamentos, peças e serviços.
É o que ocorreu com os trens da série 8000, cujo contrato com a concessionária CTrens – Companhia de Manutenção previa prestação de serviços de manutenção preventiva, corretiva, revisão geral e modernização da frota apenas para a linha 8-Diamante (Júlio Prestes Amador Bueno).
As composições também são usadas na linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), o que obrigou a mudança do contrato.
Data: 05/07/19 – Finalidade: Consignar que os trens da Série 8000 também poderão ser utilizados, a critério da contratante e dentro dos seguintes limites de utilização estabelecidos, na Linha 9-Esmeralda
O contrato traz cronogramas para a manutenção da quantidade de trens:
– até 31/12/21: 12 trens
– de 01/01/22 até 31/12/23: 9 trens
– de 01/01/24 até 30/06/25: 6 trens
– de 01/07/25 até o final do período do contrato: 2 trens; alteração
O aditamento ainda estipula que a CPTM e a CTrens formulem um procedimento técnico e operacional para o uso do modelo de trem nas duas linhas.
Procedimento Técnico-Operacional para utilização dos trens da Série 8000 nas linhas 8 e 9 da CPTM” no prazo de até 10 dias da assinatura deste Termo de Aditamento, o qual deverá abordar todas as condições a serem respeitadas pelas partes na alocação da frota para cada linha. O “Procedimento
Técnico-Operacional para utilização dos trens da Série 8000 nas linhas 8 e 9 da CPTM” integrará o Termo de Aditamento e constituirá obrigação entre as partes – Parecer GRJ nº 599 de 27/06/19.
O termo, tornado público nesta sexta-feira, 12 de julho de 2019, é de 05 de julho, dois dias depois do anúncio do governador João Doria e do secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciarem a modernização da linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande das Serra), que recebeu nesta semana composições da série 7000 (2009/2010), que também estavam presentes na Linha 9.
O aditamento não traz valores.
Os trens da série 8000 foram fabricados pela CAF entre os anos de 2011 e 2012, com início de operação em 2012, segundo o site da CPTM.
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