A reportagem do Diário do Transporte está na Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na tarde desta segunda-feira, 08 de julho de 2019, e verificou que os trens mais novos, da série 7000, já estão circulando no trajeto entre as estações Brás, na capital paulista, e Rio Grande da Serra, no ABC.
As composições fazem parte de pacote de melhorias anunciadas pelo Governo do Estado para o ABC Paulista. Os trens, fabricados pela empresa espanhola CAF entre 2009 e 2011 foram filmados neste final de semana sendo transferidos para a linha 10 Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os trens da série 7000 substituem os trens da série 2100, que são os espanhóis produzidos a partir de 1974. A modernização da frota havia sido anunciada pelo governo para ocorrer completamente nesta quarta-feira, 10 de julho de 2019.
Na ocasião, a promessa do Governo do Estado foi adequar a Linha 10-Turquesa a um padrão “do Metrô” de qualidade. Para isso, além da renovação de frota, foi prometida a instalação de uma sinalização mais moderna.
A CPTM informou que vai concluir até o final deste ano de 2019 a contratação para instalar na Linha 10-Turquesa um novo sistema de controle e sinalização de trens que permite com que as composições trafeguem mais próximas umas das outras com segurança, reduzindo os intervalos e aumentando a capacidade de transportes.
Seja o primeiro a comentar