Desde 05 de agosto de 2019, o embarque e desembarque dos trens da linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) passou a ser unificado na plataforma 01 da estação Brás.
A medida para evitar que os trens vindos do ABC Paulista fossem até uma área de manobra e voltassem para a plataforma 2 para seguirem ao ABC de novo gerou diversas reclamações de passageiros.
Principalmente nos horários de pico, há relatos de tumulto e usuários se empurrando entre os que estão saindo dos trens e os que querem entrar, em especial aqueles que querem garantir um lugar sentado.
Mas de acordo com o presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Pedro Moro, a medida gerou uma diminuição do tempo de viagem total da linha por dispensar a manobra das composições. Segundo o dirigente da estatal, juntamente com a troca dos trens espanhóis de 1974 por modelos 2009/2010, a alteração aumentou em aproximadamente 12% a capacidade de transporte da linha 10.
Pedro Moro diz que a CPTM não tem intenção de fazer com que o desembarque no Brás volte a ser na plataforma 01 e o embarque para o ABC na plataforma 02, como era antes.
“Algumas coisas que não aparecem. A gente não fez esta operação por simplesmente achar mais simpático, mas tem um objetivo. De imediato a gente tem um ganho em cerca de um minuto e meio na operação dos trens para voltarem para o outro sentido, usando essa operação direto na plataforma 01. Isso permitiu a gente ganhar no total junto com a troca dos trens na linha 10 quase 10% do tempo de viagem. São implementações de serviços que a gente está fazendo para melhorar o ganho para a população. Hoje a gente tem uma capacidade de 12% maior no carregamento da linha 10 por conta dessa medida e da troca dos trens”- disse.
O presidente da CPTM acrescentou que a plataforma 02, que agora está sem uso para passageiros, vai ser destinada para outra operação, mas disse que ainda não está definido o serviço que vai fazer parada no local.
As declarações foram feitas durante a apresentação do andamento das obras da nova estação de Francisco Morato, da Linha 07-Rubi, que teve cobertura neste sábado, 21 de setembro de 2019, do Diário do Transporte.
Prometida desde 2010, o novo espaço deve ter cobertura total para os passageiros e áreas de comércio internas. As obras civis já estão 60% avançadas.
Seja o primeiro a comentar