A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou, nesta quarta-feira (23/10), a Frente Parlamentar Rio nos Trilhos para reativação das ferrovias fluminenses. A reunião, realizada na sala 316 do Palácio Tiradentes, foi presidida pelo deputado Welberth Rezende (PPS).
Segundo o parlamentar, a iniciativa tem o intuito de promover a revitalização da malha ferroviária fluminense. A ideia é recuperar diversas linhas no estado pelo seu potencial turístico, revitalizando regiões e atraindo novos investimentos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Poderão ser feitas parcerias público-privadas para a recuperação das linhas. A Secretaria de Estado de Transportes deverá fazer um projeto que contenha a análise das linhas, o orçamento para as obras e o cronograma para a implantação.
Participaram também da reunião a deputada Marina Rocha (PMB), que foi nomeada vice-presidente da Frente; o deputado Luiz Paulo (PSDB); Delmo Pinho, Secretário de Estado de Transportes; Mozart Rosa, da Associação Ferroviária Trilhos no Rio; Antônio Pastori, da Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER); Fábio Paixão, do Movimento em Defesa dos Trens; Genésio Pereira, do Movimento de Preservação Ferroviário e Sávio Neves, do Trem do Corcovado.
A Frente Parlamentar Rio nos Trilhos fará sua primeira audiência pública no dia 6 de novembro, no Plenário da Casa, onde irão discutir sobre o planejamento de reativação das ferrovias fluminenses.
Fonte:Serra News
Alerj instala frente parlamentar para reativação das ferrovias fluminenses
Alerj instala frente parlamentar para reativação das ferrovias fluminenses
Seja o primeiro a comentar