Um estudante de Bayeux representa a Paraíba na 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que reúne jovens cientistas de 21 países. Natanael Dias da Silva, de 19 anos, que estuda na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Erenice Cavalcante Fideles, desenvolveu um trabalho na área de Engenharia Mecânica.
O estudante contou que se inscreveu no encontro pela internet. “É uma realização gigantesca para mim. é uma experiência única, uma sensação muito boa. Estou trocando experiências e obtendo mais conhecimento. É a realização de um sonho a possibilidade de explorar novos horizontes”, declarou o jovem.
Ele criou um projeto de implementação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) movido a ar comprimido. O transporte é considerado sustentável e não emite nenhum tipo de gases poluentes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Além de utilizar uma nova fonte energia sustentável em meios de transporte, o veículo criado por Natanael também possibilita a redução dos gastos públicos com a compra de combustível.
O objetivo dele é implantar o projeto, que já foi testado em outra região do país, em Bayeux e municípios vizinhos. A ideia é utilizar o espaço da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) com compressores em estações específicas para comprimir o ar por meio de trilhagem modificada.
Feira de tecnologia conta com representantes de todo o Brasil
Considerada uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina, a 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), é destinada para pesquisadores do ensino infantil, fundamental e médio.
O evento acontece em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 22 e 24 de outubro. O encontro conta com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal e oferece cerca de R$ 1,3 milhão em prêmios. A estimativa é que a feira reúna mais de 30 mil participantes.
Além do Brasil, participam estudantes de 20 países. Entre eles Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia.
Seja o primeiro a comentar