Um carro foi atingido, manhã desta quarta-feira (23), por uma composição do Veículo Leve sobre Trilhos na passagem de nível da Rua Capitão Gustavo, no Bairro São João do Tauape, em Fortaleza. A condutora do carro disse não ter ouvido a sinalização sonora durante a travessia. Segundo ela, a cancela instalada no local também não funcionou.
Em nota, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos informou que a passagem de nível está com a sinalização completa e funcionava no momento da colisão. “Equipes de manutenção do Metrofor trabalham rotineiramente nas áreas de atuação do sistema, garantindo o bom funcionamento dos equipamentos de sinalização”, defendeu o órgão.
A técnica de enfermagem Rebeca Santos, que dirigia o carro de passeio, disse que não conseguiu perceber a chegada do VLT. “Ali tem um muro alto que você não consegue ver. Então, assim que eu entrei [na passagem de nível] já colidi com o trem. Só não foi mais forte porque eu consegui puxar o carro para o lado”, relatou. O trem não parou e continuou o percurso após o acidente.
Com o impacto, o carro foi desviado e bateu em uma mureta de proteção. “A cancela realmente não baixou, o sinal sonoro não funcionou e aqui não tem sinalização de que tem uma passagem de nível aqui”, reclamou a motorista, que não ficou ferida.
Rebeca Santos disse ainda ter ouvido de moradores da região que algumas pessoas não gostam do sinal sonoro, que costuma ser acionado durante a noite e danificam o sistema.
O Metrofor destacou que “cerca de dois terços das demandas de manutenção em passagens de nível são geradas pelo desrespeito e desatenção de motoristas que avançam sobre os trilhos sem parar o veículo, e também por ações de vandalismo”. A companhia ressaltou ainda que “é obrigação do motorista parar o veículo antes de atravessar via férrea. A não adoção desse procedimento representa grave infração de trânsito, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito”.
4º caso em um mês
Este é o quarto caso de colisão envolvendo trens e veículos automotivos em menos de um mês. No dia 8 de outubro, o trem que opera no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, bateu em um caminhão que trafegava pela passagem de nível da Rua Barão de Ibiapaba, no Centro do município. Ninguém ficou ferido.
Um dia antes, um trem de carga colidiu em um caminhão, deixando dois feridos em Fortaleza. O caso mais grave ocorreu no dia 28 de setembro, quando duas composições se chocaram ao trafegar nos mesmos trilhos em sentido contrário. 37 pessoas ficaram feridas.
Seja o primeiro a comentar