Inaugurada há quase um ano e meio, a Linha 13-Jade ainda transporta um número bem abaixo do projetado, e há menos de três meses de acabar o ano, não há sinais das obras do People Mover, onde sua construção é prometida para ser iniciada ainda em 2019.
Com capacidade de transportar mais de 100 mil usuários por dia, a Linha 13-Jade carrega hoje cerca de 14.800 mil passageiros diariamente, segundo informações da própria companhia ao Via Trolebus, e grande parte deste volume utiliza o serviço Connect, entre o Aeroporto e a estação Brás.
A ferrovia mais jovem da CPTM ainda tem alguns gargalos a serem vencidos. O mais notável e a distância entre a estação Aeroporto Guarulhos e os terminais de embarque, com mais de 1 km de distância. O usuário precisa utilizar um ônibus para acessar os três terminais.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
People Mover
Em abril deste ano, o governo de São Paulo prometeu um sistema que interligaria a estação da CPTM e os três pontos de embarque do Aeroporto. Uma espécie de monotrilho terá 2,6 km de extensão, e capacidade de 2 mil passageiros/hora para cada sentido. Fará em cerca de seis minutos o trajeto total entre a Estação da CPTM e o Terminal 3. O meio de transporte é prometido para operar em maio de 2021, e teve suas obras prometidas para serem iniciadas ainda neste ano.
Mais viagens ao centro
Apesar do baixo volume transportado, a modernização das vias da Linha 12, onde uma licitação para os trabalhos estão em curso, poderá acrescentar novas viagens do serviço da Linha 13 entre Guarulhos e o centro de São Paulo, já que os intervalos no trecho que é compartilhado entre as duas linhas, poderá cair até 3 minutos.
Redução no intervalo
A CPTM diminuiu o intervalo de trens da Linha 13 – Jade fora da hora de pico nos dias úteis. Agora a espera é de 20 minutos em todo o horário comercial nestes dias.
Antes, somente nos horários de pico (das 4h às 9h e das 16h às 20h) o intervalo era de 20 minutos. Nos demais horários a espera era de 30 minutos.
Com esta mudança serão realizadas 101 viagens por dia – aumento de 25%. Aos sábados e domingos o intervalo continua de 30 minutos.
Novos trens
O primeiro novo trem da série 2500, comprado para prestar serviços junto com outras sete unidades, chegou em setembro, e atualmente passa por testes.
A previsão é que a composição passe a rodar na linha 13-Jade em dezembro.
Seja o primeiro a comentar