Alerj tem assinaturas para abrir CPI da Linha 4 do metrô e pedido de abertura é protocolado

Um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conclusão da estação Gávea do metrô do Rio obteve o número necessário de assinaturas e foi protocolado nesta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No total, 36 dos 70 deputados estaduais assinaram o documento – eram necessárias 24 assinaturas. Agora, cabe à Mesa Diretora da Casa a análise e a publicação da instalação no Diário Oficial. O requerimento foi feito pelo deputado Chicão Bulhões (Novo). (A CPI) terá por objeto (…) apurar eventuais ilicitudes e/ou nos trâmites da concessão da Linha 4 do Metrô do Rio, notadamente as que tenham vindo dar causa à paralisação das obras necessárias à conclusão da Estação Gávea, escreve o autor. Obra parada há 4 anos A obra está parada desde 2015.

Há um mês, o governador Wilson Witzel (PSC) disse que iria aterrar a estação e que o custo aproximado seria de R$ 40 milhões. Depois, ele recuou e disse que pretendia usar o dinheiro recuperado da Lava Jato para concluir a obra. Na quarta-feira, o Blog do Edimilson Ávila mostrou que uma promotora sugeriu uma nova licitação para a realização da obra – já que o consórcio atual também foi investigado pela Lava Jato. No ano passado, o G1 mostrou que havia um pedido no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que houvesse uma nova licitação da linha metroviária.

O pedido, recusado pelos conselheiros do TCE, foi feito pelo Ministério Público Especial de Contas.

Os procuradores apontaram: 

monopólio das concessões em um só grupo empresarial; 

superfaturamento de R$ 2,3 bilhões na Linha 4;    

aumento do aporte público na obra;    

dificuldade de calcular o valor justo da tarifa com base no lucro da concessionária, porque os documentos que baseiam este cálculo sumiram, segundo os procuradores.

A nossa única dúvida é quanto ao adjetivo para qualificar o que foi escrito acima: um descalabro, um absurdo ou um escândalo?, diziam os procuradores no documento.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/10/10/alerj-tem-assinaturas-para-abrir-cpi-da-linha-4-do-metro-e-pedido-de-abertura-e-protocolado.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0