Estudo sobre viabilidade de VLT é concluído e relatórios serão entregues ao governo de MT

Um estudo sobre a viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Grande Cuiabá, foi concluído nesta terça-feira (10). O grupo de trabalho criado pela Secretaria Nacional de Mobilidade e pelo Governo de Mato Grosso avaliaram possibilidades para encontrar uma saída para as obras paralisadas do modal.

Cinco relatórios foram feitos no estudo, com diferentes cenários e avaliações sobre mobilidade na região metropolitana da capital.

Os relatórios produzidos devem ser entregues ao governador Mauro Mendes (DEM), em Brasília, juntamente com a apresentação de dados.

A Secretaria Nacional de Mobilidade aguarda o governador marcar a data para receber os estudos. O Governo de Mato Grosso ainda não se manifestou sobre a data.

A obra

O modal, com 22 quilômetros de trilhos com dois itinerários, deveria ter ficado pronto em março de 2014 para facilitar o transporte dos turistas durante a Copa do Mundo, mas o projeto, que já consumiu mais de R$ 1 bilhão, está inacabado. Denúncias de desvio de dinheiro travaram o andamento dos trabalhos.

Até agora apenas 6 km foram concluídos. Por onde passaria os trens, a imagem é de abandono.

Em novembro de 2019, uma empresa de consultoria ganhou uma licitação para o estudo de viabilidade econômico-financeira de continuidade das obras do VLT, na Grande Cuiabá.

Pelo valor de R$ 464,3 mil, a empresa ficou responsável por elaborar e apresentar um relatório sobre a retomada do VLT e a viabilidade de construção do BRT (Buss Rapid Transit) – que consiste em corredores exclusivos para a circulação de ônibus coletivos.

Paralelamente a essa consultoria, está sendo feito um estudo técnico sobre a viabilidade ou não do VLT. O estudo é realizado por um grupo composto por vários órgãos, e comandado pela secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional.

A equipe foi montada em julho de 2019, após reuniões feitas em Brasília entre os governos estadual e federal.

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/03/11/estudo-sobre-viabilidade-de-vlt-e-concluido-e-relatorios-serao-entregues-ao-governo-de-mt.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*