Como um resgate da história das ferrovias brasileiras, o documentário Depois do fim, dirigido por Álvaro de Carvalho Neto, lança o olhar a um ex comandante de trem que, aos 90 anos, relembra o período áureo e a decadência do mais importante meio de transporte terrestre do século XX. O filme acaba acaba de ser lançado e está disponível nas plataformas Sky, Net Now e Vivo Play, com distribuição da Lança Filmes.
O enredo traz uma visão poética e reflexiva do abandono das linhas ferroviárias em diversos recantos do Rio Grande do Sul, entre as fronteiras do Uruguai e Argentina, onde o trem fez história no sul do país. O ex comandante de trens Evaristo revisita estações e percorre linhas de ferro, buscando vestígios da era de ouro das ferrovias brasileiras. Depois do Fim mostra raras imagens dos trens em movimento no Rio Grande do Sul, realizadas em 1909 por Eduardo Hirtz.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O documentário marca a estreia de Álvaro de Carvalho Neto como diretor de longa-metragem. Como produtor, Álvaro tem no currículo produções independentes de longas e curtas-metragens, além de séries para a Rede Globo e para o canal Multishow.
SINOPSE Ao refletir sobre a vida, aos 90 anos, o ex-comandante de trem Evaristo recorda a sua trajetória nas ferrovias. Em meio às ruínas, ciclos de lembranças e lapsos de memória reconhece a decadência das ferrovias e a iminente finitude.
Seja o primeiro a comentar