Rumo prevê resultado melhor no quarto trimestre

Foto: Reprodução/Facebook/@rumologistica

A Rumo, que teve uma queda de 53,7% em seu lucro líquido no terceiro trimestre, para R$ 164 milhões, prevê um resultado melhor no próximo trimestre, segundo o diretor financeiro, Ricardo Lewin, que fala em teleconferência com analistas.

Com o aumento de capital [da Rumo], a partir do quarto trimestre teremos despesas financeiras significativamente menores e uma maior contribuição ao lucro liquido, disse o executivo.

No terceiro trimestre, o resultado foi prejudicado por uma retração de 7,7% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e por conta de pagamentos relativos à renovação da Malha Paulista. O Ebitda chegou a R$ 1,1 bilhão.

Além disso, Lewin afirmou que as obras no trecho central da ferrovia Norte-Sul, arrematada pela Rumo no início do ano passado, estão aceleradas, para que a via (Malha Central) se torne operacional em 2021.

O executivo também destacou a construção de terminais ao longo da Malha Central, como o Terminal de São Simão, que está sendo construído em parceria com um dos clientes, a Caramuru, e que deverá ficar pronto no primeiro semestre de 2021.

Outro terminal que deverá ficar pronto no próximo ano será o de Rio Verde, em Goiás, que inicialmente servirá à movimentação de grãos, e que ficará pronto no terceiro trimestre de 2021.

Leilão da BR-163 O leilão da BR-163, entre Mato Grosso e Pará, que está sendo estruturado pelo governo federal, deverá elevar o preço do frete rodoviário no Arco Norte e reduzir a competição que hoje tem afetado os volumes na malha operada pela Rumo.

A pavimentação da BR-163 tornou o transporte rodoviário mais barato, o que trouxe maior pressão. Outro fator foi a redução no preço dos combustíveis. Isso traz maior competitividade no Arco Norte, explicou Lewin.

Existe uma concorrência no curto prazo, que é assimétrica, já que não existe motivo para haver a pavimentação, e o governo não fazer pedagiamento. É uma concorrência assimétrica porque dá vantagem aos caminhões. A empresa está lidando e vai continuar a lidar com isso, disse.

O leilão deverá ser realizado em 2021 – a previsão é lançar o edital em dezembro. Segundo o executivo, o leilão – e, por consequência, o início da cobrança de pedágios – vai trazer de R$ 15 a R$ 25 a mais, por tonelada, em cima do preço de frete rodoviário.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/11/12/rumo-preve-resultado-melhor-no-quarto-trimestre.ghtml

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