Trens da série 3000 da CPTM podem ser “aposentados” em breve

Os trens da série 3000 da CPTM podem estar com os dias contados na operação da companhia. Atualmente essas composições, ou parte delas, circulam na Linha 10-Turquesa entre as estações Brás e Rio Grande da Serra.

Em julho do ano passado, durante um encontro com portais especializados em mobilidade urbana, entre os quais o Rede Noticiando participou, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro, disse que os trens da série 3000 iriam começar a ir para a revisão geral em dezembro daquele ano (2019).

Essa série pode estar com os dias contados na CPTM, já que em resposta a um seguidor em uma rede social levantada pelo portal Via Trolebus, Pedro Moro, que presidente a Companhia disse que a série 3000 está em estudo para não mais fazer parte da frota operacional da CPTM.

Breve histórico da série 3000 Ao todo são 5 trens de oito carros, mas apenas duas unidades são vistas operando de forma efetiva.

Os trens foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.

Fabricados pela Siemens/SGP/Mitsui os trens entraram em serviço no ano de 2001 e já prestaram serviços nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

Esse trem é famoso pelo som quando ele parte da estação, semelhante a um violino.

Raramente são vistos dois trens em operação na Linha 10, enquanto os demais seguem encostados no pátio ao lado da estação da Luz.

A baixa desses trens representa o quão problemático deve ser para recuperar as demais unidades, haja visto que mais que a metade dela encontra-se parada e sem uso pela CPTM.

Fonte: https://noticiando.net/trens-da-serie-3000-da-cptm-podem-ser-aposentados-em-breve/

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