Os trens da série 3000 da CPTM podem estar com os dias contados na operação da companhia. Atualmente essas composições, ou parte delas, circulam na Linha 10-Turquesa entre as estações Brás e Rio Grande da Serra.
Em julho do ano passado, durante um encontro com portais especializados em mobilidade urbana, entre os quais o Rede Noticiando participou, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro, disse que os trens da série 3000 iriam começar a ir para a revisão geral em dezembro daquele ano (2019).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Essa série pode estar com os dias contados na CPTM, já que em resposta a um seguidor em uma rede social levantada pelo portal Via Trolebus, Pedro Moro, que presidente a Companhia disse que a série 3000 está em estudo para não mais fazer parte da frota operacional da CPTM.
Breve histórico da série 3000 Ao todo são 5 trens de oito carros, mas apenas duas unidades são vistas operando de forma efetiva.
Os trens foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.
Fabricados pela Siemens/SGP/Mitsui os trens entraram em serviço no ano de 2001 e já prestaram serviços nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.
Esse trem é famoso pelo som quando ele parte da estação, semelhante a um violino.
Raramente são vistos dois trens em operação na Linha 10, enquanto os demais seguem encostados no pátio ao lado da estação da Luz.
A baixa desses trens representa o quão problemático deve ser para recuperar as demais unidades, haja visto que mais que a metade dela encontra-se parada e sem uso pela CPTM.
Fonte: https://noticiando.net/trens-da-serie-3000-da-cptm-podem-ser-aposentados-em-breve/
Seja o primeiro a comentar