Quatro vagões de trem que serão restaurados chegaram a Sorocaba (SP) após terem sido transportados em um trajeto de mil quilômetros. Os veículos saíram de Cariacica (ES) e passarão por restauração para serem usados em futuros projetos turísticos.
O transporte dos veículos começou no dia 30 de outubro e deve ser encerrado neste sábado (7). De acordo com a Associação de Preservação Ferroviária, os quatro vagões foram doados pela empresa Vale. As negociações começaram em 2017 e foram concluídas neste ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A operação conta com três pessoas da associação no trajeto e cinco funcionários da transportadora. Os veículos estão na linha férrea do Jardim Parada do Alto e serão descarregados nos trilhos.
Uma locomotiva fará a manobra de um percurso de quatro quilômetros até o centro de Sorocaba. Ainda segundo a associação, os quatro vagões eram da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e foram desativados em 1999.
A Vale os adquiriu em 2002 por meio de um leilão. Todos rodaram no percurso entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) até meados de 2015, quando a frota da companhia foi renovada.
Seja o primeiro a comentar