Diário do Transporte – O Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Sict (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia) assinou com a empresa de transportes globais HyperloopTT um acordo de estudo para viabilizar um futuro transporte de alta velocidade entre Porto Alegre e Serra.
O transporte envolve passageiros e cargas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com comunicado à imprensa, o estudo será o primeiro para um sistema hyperloop na América Latina, e conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A celebração do acordo será realizada em evento na tarde desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, às 14h, com a participação do governador Eduardo Leite, do secretário Luís Lamb e do fundador e presidente da HyperloopTT, Dirk Alhborn, entre outros.
A transmissão será feita ao vivo no canal do governo do Estado no Youtube.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Hyperloop Transportation Technologies anunciou em 2 de outubro de 2018 a finalização da construção da primeira cápsula de passageiros em escala real.
O equipamento, chamado de Quintero One, foi produzido na Espanha e é feito em sua maioria de Vibranium, um composto inteligente de camada dupla desenvolvido pela empresa.
O sistema hyperloop funciona com tubos de vácuo com amortecedores magnéticos. Viajando dentre desses tubos os trens evitariam a desaceleração pela pressão do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, ficando mais rápidos e mais baratos de operar.
Seja o primeiro a comentar