Caminhões encaram fila para escoar soja no Pará

Valor Econômico – Cerca de 3 mil caminhões com soja permaneciam parados ontem no porto fluvial de Miritituba, em Itaituba (PA), devido ao elevado fluxo de veículos que seguem para a estação de transbordo do Rio Tapajós. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a fila começou a se formar no da 11.

Em nota, a entidade ressaltou que os caminhões não estavam atolados, mas que as chuvas estavam dificultando a viagem. “O congestionamento na região de Miritituba acontece em um trecho sem pavimento de cerca de 7 quilômetros da BR-230, que liga a BR-163 à Estação de Transbordo de Carga (ETC) do Tapajós. A via é de responsabilidade da Prefeitura de Itaituba e a dificuldade no tráfego se dá em função das chuvas e do aumento do tráfego neste momento da safra”, informou a Abiove.

A entidade já reportou a situação ao governo federal, e informou que “a prefeitura [de Itaituba] está trabalhando para mitigar o problema, até que a concessão da BR-163 seja viabilizada, resolvendo definitivamente a questão”.

O secretário de Agricultura de Itaituba, Emanoel do Livramento Pires Júnior, afirmou ao site “Notícias Agrícolas” que até 10 mil caminhões ficaram em filas no fim da semana passada, mas que o problema vinha sendo resolvido com a ajuda da Polícia Militar.

Os terminais de grãos do rio Tapajós são abastecidos por caminhões que chegam pela BR-230 – administrada pelo governo federal e, no trecho de 7 quilômetros sem pavimentação, pela prefeitura de Itaituba. O local recebe carretas que também chegam da intersecção com a BR-163.

No último fim de semana, o trânsito de caminhões na região fez com uma enfermeira levasse pela via sem pavimentação um paciente para tratamento de covid-19, como mostra um vídeo bastante divulgado em redes sociais.

A Abiove afirmou que ainda não via impacto nas exportações de grãos, uma vez que os problemas têm sido solucionados.

Já na rodovia MT-322, em Mato Grosso, um atoleiro em um trecho localizado no Distrito de Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia, gerava na manhã de ontem uma fila com cerca 200 caminhões com grãos, segundo o “Bom Dia Brasil”, da TV Globo.

Fonte: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2021/02/17/caminhoes-encaram-fila-para-escoar-soja-no-para.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*