AeroGRU propõe implantar People Mover de Guarulhos em fases

O Aeromovel, People Mover oferecido pelo consórcio AeroGRU
O Aeromovel, People Mover oferecido pelo consórcio AeroGRU

Metrô CPTM – Apesar do otimismo demonstrado pelo governo do estado de São Paulo, o projeto do People Mover que ligará o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade da CPTM permanece indefinido, dois anos após o anúncio realizado pelo governador João Doria.

Em 28 de maio de 2019, o mandatário tucano afirmou que o sistema seria inaugurado em maio de 2021 a um custo estimado em R$ 175 milhões. No entanto, sua implantação tem se mostrado muito mais complexa do que fez parecer o governo do estado, o qual é praticamente um espectador nas discussões.

O site teve acesso a novos documentos que envolvem a discussão entre o governo federal, a concessionária do Aeroporto de Guarulhos (GRU Airport) e o AeroGRU, consórcio que apresentou a proposta mais barata.

Como mostrado anteriormente aqui, o sistema proposto pela AeroGRU, o Aeromovel, foi visto com desconfiança pela GRU Airport, que não quer assumir o risco de problemas em sua implantação e operação – a concessionária, em vez disso, prefere a proposta do GRUConnecta, um sistema por cabos cuja proposta é bem mais cara, de R$ 442 milhões em valores de 2019.

Diante disso, a AeroGRU apresentou uma terceira proposta em fevereiro em que sugere que o People Mover seja implantado em fases. Com isso, a concessionária teria menos risco diante do valor do seguro mais baixo pleiteado por ela para aceitar a proposta.

No entanto, a nova proposta, de R$ 289 milhões, é quase R$ 30 milhões mais alta que a atualização da primeira proposta, feita no final do ano passado. Para o governo, não há ainda justificativa para aumento desses custos e mais grave: da forma como foi dividida, a implantação em fase não atenderia o principal objetivo, que é ligar os terminais 2 e 3 à estação da CPTM, onde está o grande fluxo de passageiros.

Para a ANAC, a agência de aviação civil, essa proposta é inviável: “A primeira etapa a ser concluída corresponde à interligação entre a Estação CPTM ao Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos. Ocorre que este terminal se encontra atualmente fechado (em decorrência dos efeitos da pandemia) e há possibilidades de que não volte a operar no médio prazo”.

A nota técnica da agência diz ainda que “é primordial a ligação ao TPS2. Dessa maneira, uma eventual paralisação do projeto apenas no TPS1, sem continuidade ao TPS2, manteria a necessidade de nova conexão para a maior parte dos usuários do aeroporto (atualmente, a integralidade dos usuários, já que o TPS1 se encontra fechado)”.

“Assim, a proposta de faseamento do projeto, sob a perspectiva técnica do acompanhamento da infraestrutura e capacidade de processamento, não se mostra a mais adequada, tendo em vista a possibilidade, ainda que excepcional, de dispêndio de recursos com investimento pouco funcional, como por exemplo na hipótese de retirada do investimento do contrato de concessão, em virtude de inviabilidade do seu prosseguimento, após a entrega apenas do primeiro trecho”, conclui a ANAC.

Propostas da AeroGRUValor (apenas construção)
Dezembro de 2019R$ 225.240.505,00
Dezembro de 2020R$ 258.455.240,11
Fevereiro de 2021 (faseamento)R$ 288.932.152,33
A evolução do valor das propostas para construção do People Mover (ANAC)

Prazo de implantação maior

Além de postergar o funcionamento pleno do People Mover, a hipótese de faseamento do projeto também fará o prazo de implantação ser ampliado. Segundo o governo, ele é de 24 meses originalmente, mas na nova concepção, chegaria a 27 meses.

Ou seja, numa hipotética assinatura do aditivo em julho, o People Mover ficaria pronto apenas no final de 2023, aproximadamente. Além disso, os custos totais do projeto têm se mostrado bastante mais amplos já que não envolvem apenas sua implantação, mas também a operação e outros serviços agregados para viabilizá-lo.

A GRU Airport, por exemplo, pleiteou R$ 4,86 milhões para cobrir custos de fiscalização, aprovação dos projetos e de seguro garantia, entre outros. A concessionária também solicitou que os repasses federais sejam feitos mensalmente e há também uma discussão a respeito do pagamento de impostos do projeto.

A ANAC, no entanto, observou que a concessionária terá redução de custos ao desativar o serviço de ônibus bem como poderá explorar comercialmente o People Mover, com publicidade, por exemplo.

Ao todo, o projeto do People Mover pode custar quase R$ 636 milhões, entre o investimento na construção e sua operação num prazo de pouco mais de 11 anos, diz o documento técnico da ANAC, citando números fornecidos pela GRU Airport.

Futuro Terminal 4 do aeroporto

O documento da agência de aviação civil traz ainda uma nova informação a respeito dos planos da GRU Airport de construir o Terminal 4 do aeroporto. Trata-se de alteração do plano original, que se limitava apenas a expandir o Terminal 3 com uma nova área de processamento e um segundo píer com pontes de embarque e que seria acessado por um túnel.

No entanto, a concessionária parece sugerir o desmembramento desse projeto em favor de um quarto terminal independente. Para isso, ela solicitou à AeroGRU uma proposta alternativa que altere o traçado do People Mover de forma a permitir sua extensão até o hipotético Terminal 4.

O consórcio então considerou um valor adicional de R$ 10,5 milhões para alterar a posição da estação do Terminal 3, que no projeto original está localizada numa área bloqueada pelo edifício-garagem. Nota-se que esse custo extra não envolve uma futura extensão do sistema, mas sim prepará-lo para essa possível necessidade.

“Enfatizamos que a possibilidade de expansão futura seria adequada e interessante, pois o sistema já nasceria em total conformidade com o Plano Diretor do Aeroporto,” explicou a ANAC no documento enviado ao TCU, que analisa o caso.

Apesar de diversos aspectos continuarem sem consenso, a agência propôs uma terceira versão do aditivo para ser analisado pelas partes envolvidas e considerou que o assunto merece urgência para ser resolvido o quanto antes, mas não estipulou um prazo para que isso ocorra.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/aerogru-propoe-implantar-people-mover-de-guarulhos-em-fases/

1 Comentário

  1. Parece que a União (através da ANAC) tudo faz para que o projeto não saia do papel. Quem sofre são os usuários.

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