TCM libera cessão de terreno na Vila Formosa para obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô

Canteiro de obras na Vila Formosa das obras de expansão da Linha 2 - Verde. Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Canteiro de obras na Vila Formosa das obras de expansão da Linha 2 - Verde. Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Diário do Transporte – O Conselheiro Roberto Braguim, do Tribunal de Contas do Município (TCM), revogou a suspensão que ele mesmo concedera do Termo de Permissão de Uso (TPU) a Título Precário e Provisório emitido pela Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, correspondente à área pública localizada na Rua Angoera, Vila Formosa, para obras do Empreendimento Linha 2-Verde do Metrô.

No local será instalado o canteiro de obras para construção da futura unidade construtiva subterrânea – estacionamento e base de manutenção – Complexo Rapadura.

O despacho do Conselheiro está publicado na edição desta sexta-feira, 04 de junho de 2021 do Diário Oficial do Estado. A decisão monocrática ocorreu após o Tribunal ter solicitado informações da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão sobre a cessão do Termo de Permissão de Uso.

A suspensão do TPU foi determinada pelo TCM no dia 01 de dezembro de 2020. A área tem aproximadamente 5.394m².

A decisão ocorreu após representação formulada por Marta Cavalcante de Barros e Paulo Dantas de Araújo, que alegaram irregularidades/ilegalidades na emissão do documento, denunciando o eminente corte de mais de 300 espécies arbóreas.

Para a decisão, o conselheiro levou em consideração inclusive os elementos que haviam motivado o Ministério Público de São Paulo (MPSP) a emitir uma recomendação, posteriormente convertida em Ação Civil Pública.

O MPSP considerou irregulares não só a autorização fornecida pela Cetesb para a cessão da área, como o corte de 100 árvores feito pelo Metrô, muitas delas raras.

A Cetesb concedeu o licenciamento após audiência pública, e a companhia alega que o local, que é um parque linear, está em uma área urbana, e não há legislação que proíba o corte de árvores.

A Linha Verde liga a Vila Madalena e a Vila Prudente por meio de 14 estações, obra retomada em 2020.

No projeto de expansão da Linha 2 o Metrô projetou a construção do Complexo Rapadura, mesmo nome da área de preservação, onde será instalado um estacionamento subterrâneo de trens na região do bairro Jardim Têxtil, próximo à Praça Mauro Broco.

O propósito da construção do Complexo da Rapadura é o de receber a tuneladora que escavará cerca de 8 km de túneis entre a Vila Prudente e a Penha e contará com oito novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, e Penha.

Para sua decisão de revogar a suspensão do Termo de Permissão de Uso da área para as obras de expansão da Linha 2-Verde, o Conselheiro Roberto Braguim levou em consideração dois fatos novos encaminhados ao Tribunal pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô através de petição.

O primeiro deles é a Decisão proferida pelo Ministro Humberto Martins do Superior Tribunal de Justiça – STJ determinando a suspensão dos efeitos da liminar deferida na Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual até o trânsito em julgado da ação principal.

O segundo fato é a recente manifestação favorável, emitida pela Coordenação de Licenciamento Ambiental/CLA da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente/SVMA, sobre pedido de permissão do uso das áreas municipais envolvidas nas obras de expansão da Linha 2 Verde no Parque Linear e na Praça Mauro Broco.

Diante dos dois fatos novos, o Metrô “reiterou os argumentos a respeito dos benefícios que o empreendimento trará ao Município e aos cidadãos, e ainda que haverá compensação ambiental, destacando prejuízos financeiros da paralisação da obra”.

O Conselheiro finaliza seu despacho afirmando entender que a ordem de suspensão dos efeitos do Termo de Permissão de Uso que havia concedido anteriormente comporta Revogação, “medida esta que, pela urgência, adoto monocraticamente com posterior encaminhamento para apreciação e referendo do Pleno”.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2021/06/04/tcm-libera-cessao-de-terreno-na-vila-formosa-para-obras-de-expansao-da-linha-2-verde-do-metro/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*