Marcopolo diz que veículo do aeromóvel (People Mover) será do tipo articulado para a ligação linha 13-Jade/Aeroporto de Guarulhos

Foto: Divulgação Marcopolo / GRU-Airport/Minfra
Foto: Divulgação Marcopolo / GRU-Airport/Minfra

Diário do Transporte – A Marcopolo, tradicional por fabricar ônibus, também atua no sistema de trilhos e informou na noite desta quarta-feira, 08 de setembro de 2021, que os veículos do sistema de people mover (aeromóvel) na ligação entre a linha 13-Jade da CPTM e os terminais de passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, serão do tipo articulado.

Além disso, a condução será autônoma, sem um “operador ou maquinista”.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Ministério da Infraestrutura e o a Concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, GRU Airport, assinaram nesta quarta-feira, o termo aditivo para implantar o novo meio de transporte.

A Marcopolo, que vai produzir os veículos, é uma das integrantes do Consórcio AEROGRU, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSINFRA, com seus parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail, divisão de veículos e equipamentos ferroviários da fabricante gaúcha.

Segundo a empresa, os veículos seguem a norma internacional ASCE 21-13 (Automated People Mover Standard) e utilizam equipamentos de fornecedores do setor metroferroviário especializados em subsistemas críticos como gangways, sensores, coletores de energia, portas de serviço, molas da suspensão secundária, rodeiros, freios entre outros.

“Com essa iniciativa, ampliamos a nossa atuação no país e reforçamos nossa estratégia de parcerias. Acreditamos fortemente no potencial do metroferroviário brasileiro, que tem condições de avançar nos deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, além apresentar diversas vantagens na relação custo versus benefício no médio prazo”, disse, por meio de nota, o diretor da Marcopolo Rail, Petras Amaral.

A empresa diz que iniciou o fornecimento de People Movers para Aeromóvel, em novembro de 2017.

Na ocasião, a Aerom desenvolveu conjuntamente com a Marcopolo Rail a geração G6 dos veículos do Sistema Aeromóvel que atua na ligação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

“Este importante projeto reforça a parceria estratégica entre Marcopolo Rail e a tecnologia aeromóvel, além de demonstrar o potencial das soluções de mobilidade brasileiras para o mundo”, disse Petras.

Em 2020, a Marcopolo Rail começou a ampliar a quantidade de modelos para o mercado, com o lançamento do Prosper VLT, “um produto de embarque em nível focado nos segmentos urbano, intercidades e turismo, tendo como primeiro cliente a Giordani Turismo, operadora gaúcha de Bento Gonçalves.”

Sobre o serviço da Grande São Paulo, o Governo Federal estima que as obras devem começar em janeiro de 2022, com previsão de entrega em 2024.

O sistema, que se parece com um monotrilho apesar de não ser exatamente este meio de transporte, vai ter capacidade para transportar dois mil usuários por hora em cada direção. Já o tempo de viagem e tempo de espera serão de seis minutos.

O People Mover terá estações nos três terminais do aeroporto e junto à CPTM.

O trajeto vai ter 2.731 metros de extensão, sendo operado por três veículos para 200 passageiros cada.

Os veículos terão espaço para acomodar bagagens, equipados com ar-condicionado, wi-fi, som ambiente e painel de informações conectado ao aeroporto.

Um grupo de empresas assinou o empreendimento, formando o Consórcio AEROGRU. Participam Aerom, HTB, FBS e TSINFRA, com seus parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail. Segundo a concessionária do terminal aeroportuário, o APM contará com tecnologia brasileira.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2021/09/08/marcopolo-diz-que-veiculo-do-aeromovel-people-mover-sera-do-tipo-articulado-para-a-ligacao-linha-13-jade-aeroporto-de-guarulhos/

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