Rede Pará – O projeto da Ferrovia do Pará vem avançando de forma célere, primeiro com a evolução da fase 3 dos estudos do EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que avalia a viabilidade do projeto com 515 km de extensão chamado de tronco principal que passa pelos municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Mojú, Tailândia, Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Bom Jesus do Tocantins
Audiências públicas garantem contribuições ao projeto
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Por isso o governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia solicitou a Licença Prévia de 515 Km, passando pelos 12 municípios a serem contemplados, inicialmente. Nessa fase do licenciamento ambiental, serão realizadas audiências públicas para receber contribuições, alterações e reavaliações para o projeto – que ainda não está definido em absoluto.
Logística Paragominas
O trajeto da ferrovia por Paragominas garante logística estratégica e com o crescimento vertiginoso da produção de grãos da região de Paragominas deverá garantir que seja construído um terminal multimodal na região do Capim, tornando ainda mais competitiva a produção da região.
Conexão Marabá
A Ferrovia Ferro Carajás vai garantir a conexão com a nova Ferrovia chegando até Marabá cerca de 64 km da conexão em Bom Jesus do Tocantins e podendo receber carga dos cerca de 140 km de extensão da Ferro Carajás a partir de Marabá ao Sul do Pará.
Com a conexão na Ferro Carajás o tronco principal da ferrovia em questão estará conectado à malha ferroviária nacional chegando a Açailândia cerca de 124 Km de Bom Jesus do Tocantins e podendo avançar e receber cargas do Sul do Brasil.
Implantação dos Terminais da Ferrovia
A partir da finalização do projeto executivo desse tronco principal da ferrovia é que poderá ser feita a chamada pública para obra e poderão ser incluídos terminais multimodais para recepcionar cargas para Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Paragominas e Barcarena, além de outros municípios que demonstrarem viabilidade técnica e econômica.
Futuro Eixo Sul da Ferrovia
A viabilidade do traçado Marabá até Santana do Araguaia – desde o primeiro projeto – foi condicionado ao aumento da atividade mineradora contando com 16 minas que existem ao longo do seu trajeto que tem que vir a ser exploradas, além do aumento da produção de grãos da região sul do estado.
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