Valor Econômico – O projeto ferroviário de alta velocidade da Indonésia, o primeiro do gênero no Sudeste Asiático, enfrenta mais um obstáculo: a mudança planejada da capital, de Jacarta para Nusantara.
Com a construção já bem atrasada e o projeto bilhões de dólares acima do orçamento, a empresa por trás do esforço liderado pela China está alertando que a ligação ferroviária de 142 quilômetros de extensão, de Jacarta à cidade de Bandung, em Java Ocidental, pode levar o dobro do tempo para ser concluída.
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O prazo para atingir o “break even”, ou ou ponto de equilíbrio entre custos e receitas, teve como um dos fatores considerados a realocação da capital para fora de Jacarta.
“Na revisão do estudo de viabilidade de 2017, o ponto de equilíbrio foi estimado em 26 anos. Mas recentemente, houve um ajuste para 40 anos”, disse Dwiyana Slamet Riyadi, diretor-presidente da Kereta Cepat Indonesia China (KCIC), em uma audiência parlamentar na semana passada.
“Isso também não é definitivo e continua sendo avaliado para ver o potencial de fluxos de receita e outras estratégias de negócios que possam ser exploradas, para que o ponto de equilíbrio possa ser alcançado em menos de 40 anos”, acrescentou.
A KCIC é um consórcio de empresas estatais indonésias e chinesas que estão construindo a linha ferroviária para depois operá-la. Os comentários de Riyadi vieram poucos dias após o sexto aniversário da cerimônia de abertura do projeto, em 2016.
O chefe da KCIC disse que a construção está 79,9% concluída, com operação programada para começar em junho de 2023.
O diretor presidente disse que ajustes nas estimativas de demanda foram feitos no recente estudo de viabilidade, levando em consideração a situação da pandemia de covid-19, bem como “a realocação da capital”.
Um estudo anterior assumiu um volume diário de 61 mil passageiros, mas o estudo mais recente pressupõe que 31 mil passageiros por dia usarão a linha, disse ele.
O governo indonésio originalmente planejava colocar o primeiro trem de alta velocidade do Sudeste Asiático em funcionamento em 2019.
A ferrovia China-Laos, ligando a capital do Laos, Vienciana, à cidade chinesa de Kunming, começou a funcionar em dezembro, mas seus trens atingem uma velocidade máxima de 160 km/h.
A Indonésia deve transferir sua capital para a ilha de Bornéu em 2024, com o objetivo de espalhar o crescimento econômico para além da ilha de Java, a mais populosa e que atualmente responde por quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A medida também foi projetada para aliviar o congestionamento em Jacarta, uma megacidade de 10 milhões de habitantes que está afundando pela ação da água do mar e que sofre com a poluição crônica.
Embora Jacarta provavelmente continue sendo a capital comercial do país, espera-se que cerca de 1,5 milhão de funcionários públicos se mudem para Nusantara nos próximos anos, o que pode desencadear um êxodo em massa de Jacarta se levarem suas famílias com eles.
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