Primeiro trem a hidrogênio do Japão entra nos trilhos para teste

Yahoo! – A maior empresa ferroviária do Japão começará a testar o primeiro trem movido a hidrogênio do país no próximo mês, em mais um passo rumo à meta do país de se tornar neutro em carbono até 2050.

O trem de dois vagões chamado “Hybari” custou cerca de 4 bilhões de ienes (US$ 35 milhões) para ser desenvolvido e pode viajar até 140 quilômetros (87 milhas) a uma velocidade máxima de 100 km/h com um único abastecimento de hidrogênio.

A East Japan Railway, que desenvolveu o trem em parceria com a Toyota Motor e a Hitachi, planeja usá-los para substituir sua frota de diesel e buscará ainda exportá-los. As operações comerciais devem começar em 2030.

O Japão fez do hidrogênio uma fonte de energia limpa decisiva para atingir emissões neutras. A Toyota pretende aumentar em dez vezes a produção de carros Mirai movidos a hidrogênio com seu modelo de segunda geração, enquanto mais ônibus e veículos comerciais movidos a célula de combustível vão para a estrada.

O governo disse que pretende estimular o uso de hidrogênio para que chegue a 20 milhões de toneladas até 2050, enquanto empresas de energia como a Iwatani e Kawasaki tentando construir cadeias de fornecimento de hidrogênio para reduzir seu preço.

A Europa tem sido pioneira em trens de hidrogênio. A Alemanha lançou o primeiro trem do mundo construído pela Alstom em 2018. A Siemens e a Deutsche Bahn está desenvolvendo novos trens regionais e postos de abastecimento especiais para serem testados em 2024.

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/primeiro-trem-hidrog%C3%AAnio-jap%C3%A3o-entra-185423278.html

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*