Seis meses após inauguração, estação Mendes-Vila Natal vive às moscas

Estação Mendes-Vila Natal no dia 14 de fevereiro (iTechdrones)
Estação Mendes-Vila Natal no dia 14 de fevereiro (iTechdrones)

Metrô CPTM – A sexta-feira passada, 11 de fevereiro, registrou uma triste data. Nesse dia a estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, completou seis meses de operação.

Mas chamar de “operação” uma viagem de trem cobrindo apenas uma estação em intervalos de 20 minutos e velocidade lenta talvez seja um elogio.

Como o site tem mostrado, o governo Doria realizou uma inauguração completamente fora de propósito, sem que a estação tivesse condições de ser utilizada de fato pela população da região – e que já espera por ela há vários anos.

Fato é que apenas 17,2 mil usuários passaram por ela entre agosto e dezembro – dados mais recentes ainda não foram divulgados pela ViaMobilidade, que assumiu a Linha 9 em 27 de janeiro.

Para se ter uma ideia, a estação João Dias, aberta também no ano passado, atendeu a quase 32 mil passageiros apenas em novembro, e 48 mil em dezembro (veja abaixo).

Persiste uma inércia inquietante com a “evolução” dos testes do trecho entre Grajaú e Mendes-Vila Natal por razões não explicadas. O site conseguiu no ano passado, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, um relatório que mostrava que os serviços de implantação da sinalização só seriam concluídos em novembro.

Sem eles, o único trem usado para a operação assistida é obrigado a andar numa velocidade extremamente baixa, isolado do restante da operação. O intervalo, também elevado, torna a utilização da nova estação bastante difícil, a despeito da enorma demanda potencial.

Desde a abertura, a CPTM somente ampliou o serviço em dois momentos: em setembro, passando a funcionar entre 10h e 14h, e em novembro, das 10h às 15h, vale lembrar, apenas em dias úteis. Havia uma expectativa que essa situação pudesse mudar no início de 2022, mas até o momento nenhum anúncio a respeito ocorreu.

Obras lentas
A realidade contrasta com as promessas do governo Doria em 10 de agosto, quando houve o evento de inauguração, com direito a uma homenagem ao ex-prefeito Bruno Covas, que passou a batizar a estação.

Naquele dia, o então secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, fez uma previsão otimista em seu discurso: “Mês a mês nós ampliaremos o horário de operação, ampliaremos o horário de funcionamento, para que até dezembro, nosso objetivo é que ela funcione das 4h até 0h, conforme as demais estações da CPTM“.

No entanto, imagens aéreas do canal iTechdrones desta semana mostraram Mendes-Vila Natal completamente às moscas.

Durante os 13 minutos de duração do vídeo, gravado na segunda-feira (14) às 13 horas, nem sinal de trem ou de passageiros circulando pela estação, apenas funcionários finalizando trabalhos, sobretudo no viaduto ferroviário ao sul da plataforma e que fará a ligação com as vias no sentido da futura estação Varginha.

A grande pergunta que se coloca é qual teria sido a necessidade de abrir Mendes-Vila Natal há seis meses se ela não reunia condições de ser de fato operada plenamente. Se é uma questão de testes com sistemas talvez teria sido mais eficiente manter o trecho ainda desativado a fim de que eles pudessem ocorrer a qualquer momento do dia e assim entregá-la em melhores condições.

O mais lamentável é que os milhares de moradores do extremo sul da capital paulista deverão ver essa história se repetir com a esperada inauguração da estação Varginha, prometida para o final deste ano.

Segundo um comunicado enviado pela CPTM em janeiro, “a Estação Varginha está prevista para ser entregue à população no segundo semestre deste ano com um período de 12 meses de operação assistida“.

Ou seja, preparem-se para um ano inteiro com poucos trens, viagens lentas e plataformas vazias.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/seis-meses-apos-inauguracao-estacao-mendes-vila-natal-vive-as-moscas/

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