Aeromóvel liberado

Linha 13-Jade, da CPTM, chega ao Aeroporto de Guarulhos - Divulgação/CPTM
Linha 13-Jade, da CPTM, chega ao Aeroporto de Guarulhos - Divulgação/CPTM

TCU autoriza projeto, mas início das obras no aeroporto de Guarulhos depende de acerto no cronograma

O projeto do Automated People Mover (APM) do Aeroporto de Guarulhos, sistema automatizado que irá conectar os terminais de passageiros do Aeroporto de Guarulhos à estação da Linha 13-Jade da CPTM, foi retomado no último mês de fevereiro, após o projeto ter sido suspenso de forma cautelar pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em setembro do ano passado, uma semana depois de o Ministério da Infraestrutura e a concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto, terem assinado um termo aditivo ao contrato de concessão para viabilizar a obra, o órgão deu sinal vermelho ao empreendimento. A justificativa foi a ausência de estudos prévios mais detalhados por parte das empresas envolvidas. Após analisar os documentos apresentados, inclusive pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o projeto foi liberado pelo Tribunal. Agora a previsão é que a linha entre em operação no primeiro semestre de 2024.

O consórcio que vai construir o sistema já foi escolhido: é o AeroGRU, formado pelas empresas HTB Engenharia e Construção, FBS Construtora, TS Infraestrutura e Aerom Sistemas de Transporte (integrante do Grupo Coester, do qual faz parte a Aeromovel Brasil, desenvolvedora da tecnologia do aeromóvel). Desde 2013, o modal é operado em Porto Alegre (RS), fazendo a ligação entre o Aeroporto Salgado Filho e uma estação da Trensurb. A versão que será implementada em Guarulhos tem alterações em relação ao projeto original da Aerom, já que o consórcio tem como empresa associada também a Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo. A Marcopolo Rail, que é a divisão da companhia focada no desenvolvimento de novos modais sobre trilhos, ficará responsável pela entrega das composições.

Você precisa ser assinante da Revista Ferroviária para ler este conteúdo. Por favor, faça o seu . Não é assinante? Assine aqui

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*