G1 – Após mais uma manhã de falhas nas linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante, em São Paulo, a concessionária que administra as linhas afirmou que as intervenções previstas para reduzir o intervalo de circulação entre os trens podem levar de três a quatro anos.
“É um grande investimento que temos que fazer em todos os sistemas, não só nesse da rede aérea, que acaba sendo o que aparece mais. Nós vamos atualizar a via permanente, que são os trilhos. Os trens também vão ser modernizados. Isso são os investimentos de grande monta. E estão previstos entre 3 e 4 anos, [quando] todos estarão implantados”, disse o diretor de atendimento e manutenção da ViaMobilidade, Fernando Luiz Nunes, à TV Globo.
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Segundo o diretor, a expectativa é que mudanças radicais para dar mais estabilidade ao sistema devem ficar prontas em um ano.
“A gente acredita que a partir do primeiro ano já consiga ter um resultado bastante positivo, dar uma estabilidade, uma confiabilidade maior aos sistemas, para que a gente possa atender nossos clientes, nossos passageiros, de uma forma muito melhor do que vem sendo feita nos últimos anos.”
Na manhã desta quarta-feira (2), um princípio de incêndio em cabos externos interrompeu a circulação de trens entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, da Linha 9 – Esmeralda, desde as 6h.
Segundo a ViaMobilidade, a operação Paese foi acionada, mas não conseguiu atender toda a demanda de usuários.
Na estação Santo Amaro, milhares de pessoas se aglomeravam para tentar entrar em um dos veículos e seguir viagem. Os passageiros ocupavam a via, que ficou bloqueada para carros. Apenas motos conseguiam circular no local.
Na Linha 8 – Diamante, por conta de uma problema na rede aérea, os trens circularam por via única entre as estações Jandira e Barueri, ocasionando velocidade reduzida e maior intervalo no trecho por cerca de três horas. Na linha, a operação foi normalizada por volta das 7h30.
Problemas constantes
As linhas fazem parte do sistema de transporte sobre trilhos e era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Entretanto, no final de janeiro, passou a ser administrada pela ViaMobilidade.
Os problemas na operação são constantes. No mês passado, uma falha na linha interrompeu a circulação de trens na Linha 9, fechou estações em pleno horário de pico do transporte público.
Levantamento feito pela TV Globo aponta que, somente em 2022, foram registradas mais de 25 falhas nas linhas da CPTM e da ViaMobilidade (8 e 9).
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