Extra – Deputados que integram a CPI dos Trens, criada pela Alerj para investigar os serviços da SuperVia, se reuniram na manhã desta segunda-feira (16) para discutir reclamações de usuários a respeito de atrasos, interrupções do serviço, superlotação dos vagões e valor da tarifa.
A presidente da comissão, deputada Lucinha (PSD), cobrou dados atualizados dos terrenos ao longo da linha férrea ao presidente da Central – Cia. Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, Flávio Vieira da Silva, que deverá enviar o relatório em até 15 dias.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Vieira não soube responder quantas composições estão em atividade, quantas em manutenção e quantas estão avariadas. Segundo o presidente da Central, existem atualmente 49 trens obsoletos que podem entrar em atividade se necessário.
A deputada Lucinha destacou o problema dos atrasos, e reafirmou que o usuário sofre com o péssimo serviço prestado pela SuperVia. Ela também alertou que não existe sinalização no ramal de Belford Roxo, e o maquinista se comunica através do celular para pedir permissão e continuar a viagem. Já o deputado Luiz Paulo (PSD) citou o estado dos trilhos, que têm rachaduras e outras avarias.
“Diante destas constatações pessoalmente, a Central, a Agetransp e a Secretária de Transportes deveriam ter uma rotina de trabalho, uma comunicação melhor entre eles. Constatamos uma total falta de zelo”, disse o deputado.
O deputado Waldeck Carneiro (PSB), relator da CPI, demonstrou preocupação com a precarização do serviço prestado nos trens. “A Central Logística possui apenas 143 servidores, número insuficiente para zelar pelo sistema ferroviário no Estado do Rio, já que aposentou 150 funcionários em 2021”, afirmou o parlamentar.
Seja o primeiro a comentar