Nova Ferroeste: governo lança edital de leilão com ferrovia passando por mais cidades por conta de novo ramal no projeto

Governo lançou edital de leilão com detalhes do projeto da Nova Ferroeste, que deve ser disponibilizado para consulta pública pela internet — Foto: Reprodução/TV Morena
Governo lançou edital de leilão com detalhes do projeto da Nova Ferroeste, que deve ser disponibilizado para consulta pública pela internet — Foto: Reprodução/TV Morena

G1 – O Governo do Paraná apresentou, na terça-feira (21), o edital com novos detalhes do projeto da Nova Ferroeste: um novo ramal e mais 17 cidades por onde a ferrovia irá passar.

A adição do novo ramal será entre Cascavel, no oeste do Paraná, e Chapecó, em Santa Catarina. Alé disso, antes a nova Ferroeste estava prevista passar por 49 cidades. Com a alteração o número subiu para 66.

De acordo com o governo, o novo ramal surgiu depois da apresentação inicial do projeto, mas o Estado do Paraná conseguiu a liberação junto ao Governo Federal.

A solicitação do novo ramal surgiu de uma demanda de empresários da cidade catarinense, que se reuniram e contrataram um estudo para viabilidade da linha férrea na região.

Nova Ferroeste

A obra prevê a ligação por trilhos de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu e um ramal até Chapecó, em Santa Catarina.

Segundo a Ferroeste, a nova ferrovia vai passar por 51 cidades do Paraná, além de municípios de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul até chegar ao Porto de Paranaguá, e deve permitir a captação de carga do Paraguai e da Argentina.

Ao todo a nova ferrovia vai ter mais de 1,5 mil quilômetros.

Passada a fase das audiências públicas, que foram realizadas em sete cidades, para apresentar o projeto e ouvir as comunidade por onde a nova ferrovia vai passar, será aberto o prazo para novas contribuições pela internet.

Com a apresentação do edital, realizada nesta terça-feira pelo governo do estado, o documento deve ficar disponível para consulta na internet. Entre os dias 27 de junho e 15 de julho os moradores vão poder enviar sugestões por e-mail.

A versão final do edital só será publicada depois da obtenção da licença prévia ambiental. A previsão é que o empreendimento da nova Ferroeste deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo trimestre de 2022.

“Hoje, a gente pode dizer que há centenas de dezenas de pessoas contribuindo, prefeituras, secretarias. Não é o governo sozinho, ele lidera, mas com a participação de toda a sociedade, e isso faz com que o projeto se torne mais atrativo do ponto de vista do investidor”, disse André Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste.

Ainda não há data para o início dos trabalhos. O vencedor do leilão poderá executar a obra e explorar o trecho por 70 anos.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2022/06/22/nova-ferroeste-governo-lanca-edital-de-leilao-com-detalhes-do-projeto-que-sera-disponibilizado-para-consulta-publica-pela-internet.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*