Meetup Lab: fomentando a discussão técnica e aumentando a integração entre os colaboradores da CPTM

INTRODUÇÃO
O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito aprende a construir o seu conhecimento na interação com o meio – tanto físico, como social (BECKER, 2001, apud BERTELLI, p. 2). A gestão do conhecimento é um dos grandes desafios das empresas ao longo das últimas décadas e a transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito tem movimentado os departamentos de treinamento, engenharia e gestão de todas as empresas. Porém, segundo Menezes et al. (2017), apenas documentar esse conhecimento não é suficiente para romper as barreiras da desuniformidade de conhecimento, em especial quando o conhecimento é muito técnico e há relações interdepartamentais. Conforme citado por DUARTE (2013), percebe-se que as organizações modernas têm sofrido grande impacto da era do conhecimento, e isso tem imposto as organizações a repensarem meios e metodologias para se diferenciarem dentro do mercado competitivo. A alternativa que se apresenta mais latente frente a estes desafios é inovar, e de acordo com o Art. 2° da lei n° 13.243, de 11 de janeiro de 2016 inovação é: “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho”, deste modo o MeetUp LAB busca a inovação na gestão do conhecimento através de uma iniciativa inédita na CPTM.

O MeetUp LAB é um encontro planejado onde diversos colaboradores de variadas áreas e níveis de conhecimento se juntam para abordar um assunto específico por evento e tem-se por objetivo fomentar discussões técnicas entre os colaboradores participantes, superando as barreiras departamentais e criando um ambiente propício a troca de experiência e conhecimento adquiridos ao longo dos anos, de forma teórica ou empírica, além da ampliação do networking interno e desenvolvimento técnico.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*