Centro-Oeste deve liderar crescimento

Valor Econômico – Estados do Centro-Oeste devem ter o maior crescimento econômico neste ano, puxado pela agropecuária. Após a estiagem em 2021, a produção agrícola deve aumentar, com recordes nas safras de soja e milho. Já os Estados que dependem mais da indústria e dos serviços, como São Paulo, devem ter crescimento moderado, em linha com a média nacional, enquanto os do Sul devem ter contração, prevê a Tendências Consultoria.

O crescimento do PIB de Mato Grosso deve ser o maior, com expansão de 5,6%. Mato Grosso do Sul vem em seguida, com expansão de 4,6%. O peso do agronegócio nas cadeias industriais e de logística desses Estados ultrapassa os 50%, afirma Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados. “O crescimento do agro acaba ajudando a economia como um todo.”

Para São Paulo, a projeção é de expansão de 1,6% e no Rio de Janeiro, de 2,1%. “O crescimento de São Paulo deve ficar ligeiramente abaixo da média nacional, de 1,7%, por conta de um desempenho mais fraco da indústria”, diz Camila Saito, da Tendências.

Fonte: https://valor.globo.com/impresso/noticia/2022/08/11/centro-oeste-deve-liderar-crescimento.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*