G1 – A ampliação da Estação Santo Amaro de Metrô e trem, da Linha 5-Lilás, está há mais de um ano paralisada. A obra deveria ter sido entregue no início deste ano, mas está sem um cronograma oficial.
A estação faz conexão com a Linha 9-Esmeralda, de trens metropolitanos, e é passagem obrigatória para usuários do sistema.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Pelo contrato de concessão, a ViaMobilidade, responsável pela linha, deu um prazo de entrega de obra de 24 meses após a obtenção das licenças e solução das interferências. Como os trabalhos começaram em janeiro de 2020, ela deveria estar pronta em janeiro deste ano.
A ampliação começou atrasada e, em 17 de agosto de 2021, parte da estrutura caiu no Rio Pinheiros. Para tirar essa estrutura de dentro do rio, a ViaMobilidade levou quatro meses.
Em janeiro, a concessionária disse ao SP2 que ainda não sabia o que tinha provocado a queda e que não tinha previsão para retomar nem para terminar a obra.
O Globocop sobrevoou a estação Santo Amaro nesta segunda-feira (24). Uma parte da estrutura para ampliação ainda está suspensa e peças que seriam usadas na obra estão em um canteiro.
A ViaMobilidade informou que contratou duas empresas que vão apresentar até dezembro um novo projeto para a ampliação da estação Santo Amaro.
A concessionária disse que assumiu os custos da obra e que, por isso, esse atraso não vai causar prejuízo ao cofre público.
Já a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos disse que o cronograma do projeto será atualizado após a concessionária definir a empresa que vai tocar a obra.
Seja o primeiro a comentar