Análise: Desempenho no 3º tri mostra Vale no caminho para cumprir piso da meta de produção

— Foto: Vale/Divulgação
— Foto: Vale/Divulgação

Valor Econômico – O relatório de produção da Vale no terceiro trimestre, divulgado hoje, mostra que a companhia está no caminho de atingir o piso da meta estipulada para o minério de ferro no ano. Com 226,937 milhões de toneladas produzidas entre janeiro e setembro, a mineradora precisaria extrair mais 83,063 milhões de toneladas nos três últimos meses do ano para cumprir o objetivo — a empresa vem trabalhando com projeção entre 310 milhões e 320 milhões de toneladas para a produção da commodity em 2022.
No terceiro trimestre, a Vale produziu 89,701 milhões de toneladas de minério de ferro, o que significa uma alta de 1,1% na comparação com os 88,689 milhões de toneladas de igual período do ano passado.

O avanço da produção entre julho e setembro aconteceu mesmo com o recuo de 6,4% na extração de minério de ferro no Sistema Norte frente a igual período de 2021. A queda na região foi fruto da menor disponibilidade de “run of mine” (ROM) — minério bruto sem processamento — na Serra Norte, devido a processos de licenciamento mais lentos.

“No S11D, a movimentação da mina foi estável na comparação ano contra ano, mas a necessidade de processar mais estéril resultou em uma pior relação estéril/minério e menor produção de minério de ferro”, disse a companhia no comunicado enviado hoje ao mercado.

Esse volume menor no Sistema Norte — que significou a produção de 49,652 milhões de toneladas entre julho e setembro, contra 53,020 milhões de toneladas em igual período de 2021 — foi compensado pelas alta de 1% no Sistema Sudeste e de 25,9% no Sistema Sul. Nesse último, destaque para o crescimento de 56,2% na produção de minério de ferro em Paraopeba.

Na busca por atingir o piso da meta de produção este ano, a Vale terá que elevar ligeiramente o volume extraído nos últimos três meses do ano passado, quando a companhia produziu 82,473 milhões de toneladas. Os últimos meses do ano costumam favorecer a extração de minério de ferro, uma vez que o período tende a ser menos chuvoso, o que favorece os trabalhos nas minas da empresa.

Além do minério de ferro, a Vale fechou o terceiro trimestre com uma produção anual de 23,852 milhões de toneladas de pelotas, enquanto o piso da meta para o ano é de 34 milhões de toneladas. Ou seja, faltam pouco mais de 10 milhões de toneladas a serem produzidas.

No níquel — cuja extração avançou 71,5% no terceiro trimestre frente a igual período do ano passado —, a companhia produziu desde janeiro 131,8 mil toneladas métricas, para uma meta para 2022 que vai de 175 mil a 190 mil toneladas métricas.

No segmento de cobre, a meta estipulada é de 270 mil a 285 mil toneladas métricas e a produção nos nove primeiros meses do ano somou 186,8 mil toneladas métricas.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/10/17/analise-desempenho-no-3o-tri-mostra-vale-no-caminho-para-cumprir-piso-da-meta-de-producao.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*