Metrô CPTM – O Metrô abriu uma nova licitação para realizar a pré-qualificação de empresas interessadas em realizar o desenvolvimento e homologação de um componente para a Frota M, trem de monotrulo que opera na Linha 15-Prata
O objetivo é que as empresas possam realizar a fabricação e testes do “cilindro de assistência de direção – Mecanismos de ligação de tração“. Esta é uma peça que se localiza no truque das composições Innovia 300, fabricadas pela Bombardier, hoje Alstom.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo apurou o site, a peça atua como um amortecedor que atenua as trepidações no monotrilho. Desta forma a composição possui maior estabilidade durante as viagens.
O produto deverá ser desenvolvido devido a descontinuidade de fabricação do componente por parte da fornecedora original. Para contornar este problema, novos fornecedores deverão ser capacitados para fabricar a peça.
O Metrô deverá realizar a disponibilização de amostras e subsídios técnicos para que as empresas interessadas possam produzir as documentações necessárias, além da fabricação de um lote piloto.
A empresa deverá fornecer, além das peças, documentação técnica como desenhos e especificações que deverão seguir normas pré-definidas.
Após a aprovação nos testes a empresa receberá um certificado de Pré-qualificação. Esse certificado permitirá que a empresa participe de futuras licitações para o fornecimento de produtos.
O certificado não significa garantia de exclusividade, uma vez que outras concorrentes podem obter a mesma comprovação para fabricação de peças.
A companhia tem buscado mais opções de fornecedores para alguns equipamentos e materiais do monotrilho. Um deles é pneu, que hoje são produzidos exclusivamente pela francesa Michelin. Dessa forma, será possível promover concorrências para obter um preço mais baixo em vez de depender de apenas um fornecedor.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-de-sao-paulo-busca-empresas-para-fabricar-peca-para-o-monotrilho/
Seja o primeiro a comentar