Metrô CPTM – Com a Linha 2-Verde em plena expansão até a estação Penha, o Metrô de São Paulo se prepara para dar um importante passo para a otimização da operação e incluirá trens com operação sem condutor no ramal.
Em documentação, o Metrô revelou seu plano de evolução da frota da Linha 2-Verde, que já opera com o sistema de sinalização CBTC, mas no chamado nível GoA2, onde o operador permanece com algumas funções manuais.
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Além disso, a companhia batizará os 44 trens a serem encomendados em breve como “Frota R”, na sequência da Frota P, que opera na Linha 5-Lilás – as letras “N” e “Q” não foram usadas ainda e podem estar reservadas para outras frotas como os trens de monotrilho da Linha 17.
O próprio Metrô já havia sinalizado durante audiência pública no ano passado que a nova frota teria o padrão GoA4, de operação complementamente automática, como é visto na Linha 4-Amarela, por exemplo.
Agora, no entanto, a estratégia de operação do ramal passará por quatro fases até que o novo trecho de oito estações até Penha esteja operando de forma plena.
Veja como será:
Fase 1A estabelece operação em nível GoA2 no trecho entre Vila Madalena e Vila Prudente. Ainda considera:
- Implantação de portas de plataforma em todas as estações da Linha 2-Verde
- Ampliação do Pátio Tamanduateí
- Operação das Frotas I e J, além da nova Frota R em GoA2 (Com condutor)
A Fase 1B apresenta incrementos com operação em nível GoA3 entre Vila Madalena e Vila Formosa. Inclui também:
- Portas de plataforma até a estação Vila Formosa
- Operação da Frota R em GoA3 (Com condutor supervisor)
- Operação das Frotas I e J em GoA2 (Com condutor)
A Fase 2A incluirá operação da Linha 2-Verde até a estação Penha em nível GoA3, incluindo:
- Portas de plataforma até a estação Penha
- Operação das Frotas I e R em GoA3 (Com condutor supervisor)
- Operação da Frota J em GoA2 (Com condutor)
A Fase 2B contempla a operação entre Vila Madalena e Penha com nível GoA4 (Sem condutor) considerando:
- Frota I e R em nível GoA4 (sem condutor)
- Frota J em GoA2 (com condutor)
Como fica explícito, o Metrô irá manter duas das frotas atuais na Linha 2-Verde, a I e a J, mas somente a última continuará operando com condutor no padrão GoA2. A Frota I, modernizada pelas empresas Alstom e Siemens, também irá operar no padrão GoA4, mesmo com a cabine do operador presente.
Para compreender os níveis de automação, é necessário ter em mente o que cada um deles representa. No diagrama abaixo é apresentado um resumo do que cada nível de operação representa. Ele vai do GoA1 (operação 100% comandada) até o GoA4 (operação 100% desassistida).
lém das melhorias em termos de automação, o metrô também prevê a redução do intervalo entre trens com a expansão da Linha 2-Verde de 120 segundos para 100 segundos.
Isso representa um salto na oferta de 48 mil lugares/hora/sentido para 57,6 mil lugares/hora/sentido.
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