VLT, negociação de fábrica na RMS e promessa de Lula para Ponte Salvador-Itaparica: o saldo de Jerônimo Rodrigues na China

G1 – O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), fez a primeira viagem internacional da sua gestão nos últimos dias. Fora do Brasil desde 29 de março, Jerônimo passou por Portugal, à caminho da China, onde esteve na maior parte da agenda no exterior, e ainda passou pelos Emirados Árabes.

Na maior parte da viagem, a comitiva de Jerônimo foi composta pelos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida; e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães.

Entre os dias 12 e 14, o governador da Bahia passou a integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teve reuniões com grandes empresas chinesas que possuem investimentos na Bahia, como a BYD, Wang Chuanfu, responsável pelo VLT que vai substituir os trens do Subúrbio em Salvador, e a China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou, uma das acionistas da concessionária responsável pela implantação da Ponte Salvador-Itaparica.

A viagem internacional terminou com um acordo com a empresa Acelen para aplicação de cerca de R$ 12 bilhões na Bahia. Confira abaixo o saldo da viagem do governador baiano e os principais acordos.

Na China

  • Assinatura do protocolo de cooperação entre empresas baianas do ramo agropecuário e a chinesa Deej Word, que atua na mesma cadeia na produção de alimentos e produtos de medicina natural.
  • Assinatura de um memorando de entendimentos com a empresa de tecnologia chinesa Huawei para que a empresa se instale no Parque Tecnológico da Bahia para desenvolver projetos e formar mão de obra especializada.
  • Discussão com a BYD para que a empresa se instale em Camaçari com uma fábrica de carros elétricos ocupando a planta industrial da Ford. No encontro, o presidente Lula anunciou um estudo de incentivos federais para a vinda do empreendimento para a Bahia.
  • Ainda com a BYD, Jerônimo debateu as readequações contratuais para dar continuidade à obra do VLT de Salvador. Ele visitou a fábrica chinesa dos equipamentos do VLT e fez viagens no equipamento em funcionamento em solo chinês.
  • Reuniões com a CCCC e CR20, que integram o consórcio da Ponte Salvador – Itaparica, sobre os modelos de financiamento da obra, que deve contar com bancos nacionais e chineses participando do investimento. Além de ajustes em relação ao aumento dos preços de insumos da obra.
  • Reuniões com as empresas Sinoma Blade e Goldwing, do ramo de geração de energia renovável para dar prosseguimento às negociações para instalação ou ampliação dos investimentos na Bahia.

Nos Emirados Árabes

Nos últimos dias da viagem, Jerônimo esteve como Lula, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. No país do Oriente Médio, o governo baiano assinou novos compromissos.

  • O governo baiano assinou com a empresa Acelen o memorando de entendimentos e plano de investimentos que prevê a aplicação de cerca de R$ 12 bilhões na Bahia, nos próximos 10 anos, para produção de combustíveis de fontes renováveis, com destaque para o diesel verde e querosene de aviação.

Na despedida da viagem internacional, o presidente Lula destacou Jerônimo como a pessoa “mais feliz” da comitiva, por ele ter assumido o compromisso de articular parcerias internacionais para a construção.

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2023/04/17/vlt-negociacao-de-fabrica-na-rms-e-promessa-de-lula-para-ponte-salvador-itaparica-o-saldo-de-jeronimo-rodrigues-na-china.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0