Época Negócios – Com uma guerra em curso, ataques cibernéticos que miram estruturas críticas e o surgimento de novas plataformas de soluções digitais, o setor de logística vive um momento crucial, avalia Loïc Hamon, gerente geral das áreas de inovação e digital da VLI Logística. “Isso tudo acaba gerando o contexto ideal para o setor se reinventar”, diz.
Para Hamon, parte fundamental da preparação para essas disrupções é a aplicação de sistemas preditivos que, com a ajuda de inteligência artificial, são capazes de prever problemas na cadeia e antecipar soluções. “Quando o investimento em uma frota de locomotivas custa algumas dezenas de milhões de reais, qualquer ganho de eficiência gera um impacto importante”, afirmou, em entrevista ao podcast NegNews.
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Entre as tecnologias que miram a logística 4.0, o setor tem adotado sistemas que são capazes de monitorar a operação de trilhos, rodovias e portos em tempo real. Mais do que identificar possíveis problemas – como um descarrilamento ou um deslizamento -, essas tecnologias podem prever a ocorrência de eventos que gerem interrupção na cadeia.
“É possível você capturar de forma precisa as informações de operação de seus veículos em tempo real. A partir da camada de IA e de redes neurais, você acaba antecipando potenciais modos de falha”, explica Loïc. Para isso, uma das soluções adotadas pela VLI é o uso de uma fibra ótica que identifica anomalias em rodovias a partir da vibração do som, com um algoritmo que aprende com o padrão dos trilhos.
Com operação em 250 cidades, a empresa é responsável pelo transporte de 60,6 milhões de toneladas de carga em 8 mil quilômetros de rodovias no Brasil, além de operar em sete portos e trabalhar com frotas no modal rodoviário. Ao NegNews, Loïc Hamon, gerente geral das áreas de inovação e digital da VLI Logística, explica o que é a Logística 4.0, como a IA tem transformado o transporte e quais são as novas tecnologias adotadas pelo setor para aumentar a produtividade.
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