
O avanço do agronegócio no país e os impactos que isso tem gerado no setor ferroviário brasileiro é o tema da matéria de capa da nova edição da Revista Ferroviária. A reportagem aborda o crescimento da participação de grãos nas ferrovias, o potencial desse mercado e a necessidade crescente de uma infraestrutura logística que dê conta do escoamento da carga.
Na Entrevista, uma conversa com o secretário Nacional de Transporte Ferroviária do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro. Entre outros temas, os planos da pasta de aumentar a participação do modal na matriz de transportes, a modelagem de Parcerias Público-Privadas para impulsionar novos projetos, a concessão do corredor Fico-Fiol e como está sendo feita a análise das renovações dos contratos das ferrovias.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado

Em Expressas, a operação recém-iniciada do Grupo Comporte no Metrô BH e a troca de dormentes de aço por de concreto na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Em reportagem, o consórcio que uniu Matisa e Prumo Engenharia para a remodelação da via da EFVM. A edição também aborda em detalhes a volta do projeto do trem de alta velocidade Rio-São Paulo, agora repaginado e sob o modelo de autorização.
A estreia do novo projeto da Revista Ferroviária – o videocast Pod nos Trilhos – também ganhou espaço na revista impressa. No primeiro episódio conversamos com o CEO da Greenbrier Maxion, Eduardo Scolari, e o diretor superintendente da Randon, Sandro Trentin.

Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda fala sobre a necessidade da retomada dos trens intermunicipais de passageiros. O assunto ganhou fôlego com o lançamento do edital do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, pelo governo de São Paulo, em março.
Em Estudo de Mercado, o aumento da frota de vagões de clientes. Na seção Suprimentos, as empresas de manutenção de vagões têm preferido aguardar a concretização de novos projetos de ferrovias para voltarem a investir em estruturas e tecnologias. No Artigo, a opinião de Marcos Daniel Souza dos Santos, diretor do Departamento da Infraestrutura de Mobilidade Motorizada e Ativa do Ministério das Cidades, sobre o novo marco do transporte público coletivo.
Em Nota Técnica, o artigo finalista da categoria 03 do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, intitulado “Sistemas antifurto para sinalização ferroviária Estudo de caso aplicado na Linha 7-Rubi da CPTM”. Os autores são Daniela Bernardino Belém, Allan do Nascimento Silva, Cleberson Michel Felix Silva, Edison Aparecido Candido, Flávio Luís dos Santos, Flávio de Moraes de Andrade e Francisco das Chagas Cardoso.

Em Estatísticas, os dados de movimentação de cargas e de passageiros em janeiro e fevereiro deste ano. Na coluna Gente que faz, os funcionários que são destaques na ViaQuatro, VLI e na Marcopolo Rail. Em Arquivo Ferroviário, a locomotiva a vapor nº 505, da antiga Rede Mineira de Viação (RMV), que está em plena atividade no passeio turístico Campinas-Jaguariúna (SP). Na Foto do Mês, a nova composição entregue pela Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos de São Paulo, operadas pela ViaMobilidade. No Sumário, uma imagem do pátio Itaquera, que recebe os trens da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo.
Clique aqui para ler a edição da RF Março/Abril.
Os assinantes receberão em breve o exemplar impresso.
Apoie o Jornalismo Ferroviário
Desde a sua fundação, em janeiro de 1940, a Revista Ferroviária teve mais de 150,3 mil páginas impressas em mais de 900 edições.
Na era digital, foram mais de 32.526.935 visualizações de páginas no seu portal.
Se você ainda não é assinante, faça agora a sua assinatura e já acesse a nova edição
Clique aqui e faça a sua assinatura
Seja o primeiro a comentar