O Povo (CE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que concluirá o trecho da ferrovia Transnordestina que vai de Ribeira do Piauí (PI) a Baturité (CE) até 2026. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao O POVO, publicada nesta sexta-feira, 1°, mesmo dia em que o petista cumpriu agenda no Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza.
Questionado pelo O POVO sobre a obra no trecho que envolve o Ceará e se o prazo de 2026 seria cumprido, Lula deu um panorama da situação e se comprometeu a dar andamento à obra.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O que aconteceu no país nos últimos sete anos, com a série de abandono de obras fundamentais para alavancar a economia, foi uma irresponsabilidade. Nós tínhamos no país a maior fábrica de dormentes do mundo, quando iniciamos a construção da Transnordestina. Agora, ela não existe mais. Com o Novo PAC, vamos dar cumprimento ao contrato de concessão, concluindo, até 2026, os segmentos que vão de Ribeira do Piauí/PI a Baturité/CE”, disse Lula.
Sobre disputas regionais envolvendo Pernambuco, que teme perder relevância uma vez que as obras de trechos que cortam o estado estão mais atrasadas, o petista seguiu: “Paralelamente, daremos continuidade à construção do trecho entre Salgueiro e Suape, em Pernambuco, como obra pública, para viabilizar uma futura concessão do trecho”, projetou.
“A gente está usando toda a experiência para evitar os erros do passado e conseguir concluir as obras no prazo previsto”, argumentou, reforçando a intenção de entregá-las ainda durante o seu mandato.
Seja o primeiro a comentar