Veículos elétricos ainda fazem da China um mercado mineral promissor, diz CEO da Rio Tinto

Valor Econômico – A China continua a ser um mercado-chave para a Rio Tinto, a mineradora anglo-australiana, mesmo que a economia vacilante e o regime autoritário do país preocupem alguns governos e empresas ocidentais, disse o executivo-chefe (CEO), Jakob Stausholm, ao “Nikkei Asia”.

“Existem alguns desafios no setor imobiliário, mas é preciso ter em mente que o setor automotivo está em expansão, especialmente a produção de veículos elétricos e a exportação deles”, disse Stausholm, que tinha acabado de chegar da China para falar no Diálogo de Gestão Global do Nikkei, em Tóquio, na quarta-feira.

“Há também muitos projetos de infraestruturas na China, por isso, se considerarmos tudo em conjunto, a economia é bastante resiliente”, disse ele à margem do fórum, observando que “não era um especialista em todas as partes da economia chinesa”.

“Como indicador, a produção de aço do país aumentou 4,4% nos últimos 12 meses, disse ele. Isto impulsionou a procura por minério de ferro, um recurso fundamental que a Rio Tinto lidera em nível mundial na produção, para patamares “muito, muito bons”.

A procura de cobre também tem sido “realmente bastante impressionante”, segundo o executivo nascido na Dinamarca. A nova mina de cobre da Rio Tinto na Mongólia, onde a empresa fornece alguns dos seus concentrados de cobre para a China, está “crescendo neste momento” para satisfazer as necessidades dos clientes.

Apesar de Pequim frequentemente exercer pressão sobre as empresas estrangeiras no país, Stausholm disse que os negócios “realmente funcionaram bem” para a Rio Tinto na China, onde se concentra nas vendas e não nas operações de mineração.

As negociações recentes com clientes chineses também foram promissoras. “Quase não vi nenhum lugar onde houvesse tanto foco na descarbonização”, disse ele. “Muitas vezes, a primeira coisa que os CEOs me perguntam é: ‘Como vocês podem me ajudar na descarbonização do meu negócio?’ Isso é muito encorajador”, afirmou ele.

Mas a forte procura também representa um desafio para as mineradoras, que devem garantir fornecimentos estáveis num contexto de preços incertos das matérias-primas.

No caso do lítio, usado em baterias, a Rio Tinto espera iniciar entregas adicionais a partir de uma reserva na Argentina em 2024.“É muito, muito difícil dizer qual será a rentabilidade”, disse Stausholm, observando que os preços têm subido e descido”.

Os preços atuais caíram para um quarto dos registados há um ano. “Mas isso realmente não importa”, disse ele. “O que importa é o longo prazo. É um fato bastante dado que a demanda mundial por lítio será 10 vezes maior que a de 2020 em 2030”, disse ele.

“Você precisa abrir algumas novas minas de lítio no mundo. A empresa acredita que o projeto na Argentina facilitará a produção mais competitiva de lítio”, disse ele.

Ao mesmo tempo, afirmou o executivo, há muita vontade dos governos dos países em desenvolvimento de África, Ásia Central e América Latina para explorar potenciais minas de lítio.

Porém, disse ele, “a partir de uma indicação de lítio, há um longo caminho até que se tenha um projeto viável.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/11/13/veculos-eltricos-ainda-fazem-da-china-um-mercado-mineral-promissor-diz-ceo-da-rio-tinto.ghtml

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