A edição Novembro/Dezembro da Revista Ferroviária traz na matéria de capa a história da Plasser do Brasil, que completa 50 anos de presença no país com uma nova unidade inaugurada em Hortolândia (SP) e a atualização do portfólio de serviços para os clientes. A reportagem relata os eventos mais importantes da empresa no Brasil, e mostra como a sua trajetória está intimamente ligada à própria história das ferrovias brasileiras nas últimas cinco décadas. Para falar sobre os planos da companhia no curto, médio e longo prazos, uma entrevista especial com o atual CEO da Plasser do Brasil, Victor Araújo.
Na seção Entrevista, uma conversa com o secretário de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos do Tribunal de Contas da União, Nicola Khoury. O titular da área detalhou os bastidores das discussões, as decisões tomadas e o monitoramento que será feito após a aprovação dos relatórios de dois processos ferroviários relacionados às malhas Paulista e Sul, da Rumo, que inauguraram o departamento de consenso do Tribunal.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em Expressas, os principais temas abordados com o presidente da Infra SA, Jorge Bastos, que conversou com a editora da RF, Bianca Rocha, no início de dezembro. Entre os assuntos, os projetos e estudos na carteira da estatal, os debates e questionamentos em torno das renovações dos contratos de concessões das ferrovias, Transnordestina, Ferrogrão e a elaboração do Plano Nacional de Logística para 2055. A coluna traz ainda um imbróglio nas obras de extensão da Malha Norte pela Rumo, em Rondonópolis (MT), e as expectativas para o leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, previsto para fevereiro de 2024.
Entre os conteúdos especiais produzidos juntamente com empresas ferroviárias, está o da Prumo Engenharia, que completa 45 anos em 2023. Especializada em infra e superestrutura ferroviárias, a companhia tornou-se nessas quatro décadas e meia uma gigante no setor. Seus mais de 3 mil funcionários e uma frota própria relevante de máquinas de via estão espalhados de Norte a Sul do país, para a execução de serviços nos trilhos das principais operadoras de carga e de passageiros.
A edição também traz o detalhamento de uma viagem que as equipes de Suprimentos e Engenharia da MRS, Rumo e VLI fizeram à China recentemente, organizada pela Comexport. A excursão contou com um grupo de 14 pessoas, que em 15 dias percorreram 14 cidades do país asiático, para visitarem dezenas de fábricas, operadores, fornecedores e oficinas de manutenção.
Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda avalia o papel crucial da COP28 e a importância da produção pelo governo de um Plano Diretor das Ferrovias 2024-2054. Em Estudo de Mercado, o levantamento Todas as Consultoras, que divulga os principais projetos e estudos metroferroviários em andamento e/ou encerrados nos últimos 12 meses. Em Suprimentos, as tecnologias desenvolvidas por empresas especializadas em sinalização e segurança em passagens em nível.
Na Nota Técnica, o artigo vencedor da categoria 02 do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, apresentado durante a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp. Intitulado “Implantação FabLab na CPTM e a cultura maker no setor metroferroviário”, o trabalho tem autoria de Sarah de Sá Fernandes, Rodrigo dos Santos Nobrega e Maicon Sartiro de Oliveira.
Em Estatísticas, os dados de movimentação nas ferrovias de cargas e passageiros em setembro e outubro deste ano. Na seção Artigo, “Diagnóstico do trabalho de manutenção: um olhar sobre processos e pessoas”, do gerente executivo de Manutenção do VLT Carioca, José Carlos Alves.
Na Foto do Mês, a imagem da locomotiva híbrida GT38H, fabricada pela Progress Rail e entregue à Rumo em agosto deste ano. Em Arquivo Ferroviário, a foto de um vagão tanque modelo TCD, reformado pela Greenbrier Maxion e exposto na entrada da fábrica da empresa, em Hortolândia (SP). No Sumário, uma imagem do trem da CBTU-Natal em operação no Morro das Almas, num trecho de 400 metros em que os trilhos passam pelas famosas dunas da capital do Rio Grande do Norte.
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