Metrô CPTM – Após a concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, o governo de Tarcísio de Freitas tem a pretensão de avançar com o processo de desestatização da CPTM com o repasse das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Novas informações sobre o projeto de concessão das linhas da porção leste mostram que o escopo do projeto foi ampliado, com destaque especial para a Linha 13-Jade.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Agora, além de ganhar uma nova extensão para Guarulhos, atingido a estação Bonsucesso, o ramal deverá ganhar sua extensão sul com destino a estação Parque da Mooca/São Carlos.
Segundo dados publicados pela própria Secretaria de Parcerias em Investimentos, o projeto de repasse do trio de linhas deverá prever investimentos de R$ 10 bilhões e incluirá a construção de 11 novas estações.
Na curta apresentação do projeto são citadas 10 novas estações, além de adequações e reconstrução de paradas existentes e requalificação da infraestrutura e sistemas gerais.
Possivelmente, estações como Lajeado, União de Vila Nova e a extensão da Linha 11-Coral até César de Souza estariam incluídas no projeto. As linhas deverão transportar no futuro aproximadamente 1 milhão de passageiros por dia.
O repasse para a iniciativa privada será feito por meio de PPP com 30 anos de duração. Atualmente o projeto está em fase de estudos e a primeira audiência pública está prevista para ocorrer no segundo trimestre de 2024.
Seja o primeiro a comentar