Metrô CPTM – Um dos sistemas ferroviários menos conhecidos no Brasil, o Metrô de Teresina, deverá passar por um período de investimentos singnificativos. O governo do estado pretende mais do que dobrar a capacidade do sistema ferroviário da capital do Piauí.
Apesar de usar o termo “Metrô”, o sistema da capital do Piauí é na verdade um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), servindo 11 estações em 13,5 km de extensão operacional.
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A reforma do Metrô de Teresina vai mais do que dobrar a capacidade de transporte de passageiros, que hoje é bastante modesta, com apenas 5 mil passageiros sendo atendidos diariamente.
Segundo o plano do governo do estado, após as melhorias a oferta diária será de 12 mil passageiros. Como referência, a Linha 15-Prata de monotrilho transporta diariamente mais de 100 mil usuários, mesmo sendo a menor da rede paulista.
A primeira fase das obras, com custo de R$ 193,1 milhões e duração de dois anos, contemplará a duplicação da linhas, que atualmente opera em via singela, além da reforma das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé que ganharão melhorias no paisagismo e acessibilidade.
Deverão ser realizados aprimoramentos na oficina de manutenção e a construção de um CCO (Centro de Controle Operacional) que permitirá o monitoramento do sistema em tempo real.
A segurança do sistema deverá aumentar, já que estão contempladas a sinalização das passagens em nível evitando acidentes de trânsito nas regiões onde há cruzamento com as vias férreas.
Novos investimentos
O governo pretende ampliar ainda mais os investimentos no sistema ferroviário, com a previsão de uma segunda fase com investimentos da ordem de R$ 400 milhões.
A proposta é a ampliação do sistema para as regiões norte e sul da cidade com a construção de novos terminais. Além disso, está prevista a compra de cinco novos trens para o sistema, diminuindo o tempo de viagem e impactando 40 mil pessoas.
Conclusão
A opção pelo investimento ferroviário é uma medida que viabiliza um transporte mais eficiente, de maior capacidade e mais barato que o ônibus. Vale lembrar que a passagem do sistema em Teresina custa apenas R$ 1,00.
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