Operação privada em São Paulo

A nova edição da Revista Ferroviária está no site para assinantes. A reportagem de capa fala sobre o plano do governo de São Paulo de concessionar à iniciativa privada todas as linhas operadas pela CPTM e, futuramente, as do Metrô SP. Tão complexo quanto o TIC Eixo Norte (leiloado recentemente), o projeto de transferência da operação de trens metropolitanos virá, segundo promete o governo, acompanhado de expansões de linhas (incluindo uma do zero), construção e revitalização de estações e modernização da infraestrutura e dos sistemas. Em 2025, será a vez de discutir a concessão das linhas operadas pelo Metrô de São Paulo (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata). Assunto sensível e que divide opiniões dentro e fora do mercado.

Na seção Entrevista, uma conversa exclusiva com o presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello, que falou sobre o ano de recordes nos resultados da companhia, os investimentos em material rodante, as obras da renovação e as discussões com o governo federal para ajustes no caderno de obrigações.

Em Expressas, os bastidores da decisão da CCR de não participar do leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, que aconteceu no último dia 29 de fevereiro, a presença da CRRC no consórcio vencedor do projeto e o contingenciamento de recursos imposto pelo governo de São Paulo, que vem afetando encomendas da indústria ferroviária.

Na seção Reportagem, os estudos de capitais para implantação de projetos de VLTs. Atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador discutem a construção e expansão de sistemas.

A edição traz também conteúdos especiais de empresas tradicionais do setor ferroviário, como a Thermit do Brasil, que fala sobre as mudanças que implementou recentemente para oferecer aos clientes uma melhor experiência de marca. Já a consultora Sysfer celebra 30 anos no mercado, com uma entrevista com o seu fundador, Jorge Fernando do Monte Pinto.

Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda relata o sufoco que passou no deslocamento entre as duas maiores capitais do país, Rio de Janeiro e São Paulo. E aproveita para falar sobre a importância de se criar uma conexão confiável, acessível e com um tempo de viagem inferior a três horas entre as duas cidades.

No Estudo de Mercado, o levantamento Todas as Locomotivas traz informações atualizadas sobre as frotas das operadoras de carga. Chamou atenção o aumento da taxa de inatividade das máquinas entre 2023 e este ano. Em Suprimentos, a Wabtec fala sobre o processo de pós-venda e manutenção de locomotivas para os clientes.

Em Nota Técnica, o artigo vencedor da categoria 03 do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU: “Otimizando a eficiência do sistema metroferroviário: análise operacional com ciência de dados”, dos autores Álvaro Diego Bernardino Maia, Joelson Messias de Moura, Lucas Victor Resende Oliveira, Marcos Renan Nonato da Silva e Marcos Vinicius de Souza Apolinario.

Os dados de movimentação em carga e passageiros nos meses de novembro e dezembro de 2023, além do acumulado no ano passado estão expostos na seção Estatísticas. Em Artigo, Roberta Castro, procuradora da Infra S.A. e coordenadora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é autora do texto “O ecossistema de governança atinge o instrumento de Dispute Board”.

Na seção Gente que faz diferença, os funcionários que são destaques na VLI, SuperVia e na Frasle Mobility.

Na Foto do Mês, a locomotiva ES44ACi da Wabtec, recentemente entregue para a MRS Logística. No Arquivo Ferroviário, a locomotiva a vapor modelo Santa Fé, restaurada e hoje exposta na cidade de Lauro Müller, em Santa Catarina. No Sumário, locomotiva da Vale tracionando vagões carregados de produtos siderúrgicos.

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