Metrô CPTM – O People Mover de Guarulhos, sistema de transporte automático sobre trilho que ligará o aeroporto paulista à Linha 13-Jade da CPTM, entrou em um fase menos chamativa, mas tão importante quanto a obra bruta.
O Consórcio AeroGRU, responsável por sua implantação, tem atuado em trabalhos de acabamento das quatro estações além de instalação de sistemas que farão a tecnologia Aeromovel operar.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Mesmo assim havia trechos de obra bruta a serem concluídos em áreas de manobra onde estão galpão de manutenção, próximo à estação ao lado da CPTM, e também no by-pass, um trecho duplicado de vias que será usado pelos trens circularem em ambas as direções.
Segundo registros informais, essas estruturas foram finalizadas nos últimos dias, como mostram imagens. Há ainda a instalação de duto metálicos onde as vigas são mais simples, sem os túneis onde o ar comprimido que movimenta os trens circulará.
Estação do Terminal 2
Por outro lado, há bastante pendências na estação do Terminal 2, o mais movimentado do Aeroporto de Guarulhos. Lá, o People Mover fará sua parada na altura do mezanino do terminal e por isso a implantação é mais complexa.
O consórcio descarregou várias estruturas metálicas que farão parte da estação e que já começaram a ser instaladas.
Até aqui, um dos três veículos Aeromovel foi entregue e estava estacionado ao lado da estação do Terminal 1. A expectativa é que os demais sejam entregues nas próximas semanas.
Pelo andar dos trabalhos, é possível que o People Mover comece uma operação assistida no segundo semestre em um trecho menor e, progressivamente, passe a atender todos os terminais.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/people-mover-de-guarulhos-tem-areas-de-manobra-concluidas/
Seja o primeiro a comentar