Metrô CPTM – A concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM prevê uma série de investimentos na ampliação dos ramais e na construção de novas estações. Dentro desse contexto, a extensão da Linha 13-Jade até o Parque da Mooca, onde está a Linha 10-Turquesa, é uma grande interrogação.
Isso porque o governo considera a extensão como um “investimento contingente”, ou seja, não deverá ser uma obrigação da concessionária.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Apesar de estar planejada e inclusive constar de mapas nos estudos, os dados financeiros da concessão não contemplam esta extensão.
O prolongamento da Linha 13-Jade para o centro de São Paulo contaria com seis novas estações: Guaiauna, Serra de Botucatu, Itapura, Demétrio Ribeiro, Sapucaia e Parque da Mooca.
Ao classificar este investimento como contingente, o governo considera o prolongamento do ramal como um fator secundário, cuja viabilidade dependerá de cálculos que convençam o parceiro privado de que levar o ramal até lá será lucrativo.
Tendo em vista que o novo trecho terá de ser construído por vias subterrâneas, entende-se que o custo da obra seria semelhante ao de uma linha metroviária ou até mais caro já que os trens da CPTM têm maior comprimento, exigindo plataformas mais longas.
Com uma extensão aproximada de 7,5 quilômetros, o trecho poderia fazer o contrato saltar de R$ 12,5 bilhões para ao menos R$ 20 bilhões em novos investimentos, o que iria requerer uma nova formulação financeira para a concessão.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos tem ressaltado, porém, que os estudos até não são definitivos e podem ser alterados após as audiências públicas, revisões técnicas e por meio encontros com potenciais interessados.
Seja o primeiro a comentar