Mobilidade Sampa – A ViaMobilidade, concessionária responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, anunciou mudanças na operação dessas linhas, decorrentes da devolução das composições emprestadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A informação foi confirmada por Francisco Pierrini, COO da CCR Mobilidade, durante uma reunião da Comissão de Transportes e Comunicações na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
De acordo com Pierrini, a expectativa é que a devolução de todos os trens da CPTM seja concluída até fevereiro de 2025. Até dezembro de 2024, nove trens devem retornar à estatal. Até o momento, quatro trens já foram devolvidos, e outros dois serão entregues até 7 de junho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Com a devolução das composições mais antigas, ajustaremos a operação dos novos trens nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para garantir a continuidade e a melhoria dos serviços”, afirmou Pierrini. Ele ressaltou que a devolução permitirá à CPTM utilizar esses trens em outras linhas de sua rede, como as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira ou 13-Jade.
Além das devoluções, Pierrini destacou a chegada de novos trens da série 8900, parte do investimento de mais de R$ 4 bilhões em melhorias nos primeiros anos de concessão. Até agora, 25 dos 36 novos trens da série 8900 foram recebidos, e 17 deles já estão em operação na Linha 9-Esmeralda. A previsão é que todos os 36 trens estejam em operação até o final do ano.
“A introdução desses novos trens faz parte do nosso compromisso de modernizar a frota e melhorar a qualidade do serviço prestado aos passageiros. Esses trens oferecem mais conforto, segurança e eficiência energética, contribuindo para uma experiência de viagem aprimorada”, destacou Pierrini.
Seja o primeiro a comentar